Roda de conversa no dia Mundial da Água

Em comemoração ao dia Mundial da Água, no próximo dia 22 de março, sexta-feira, o Museu do Amanhã e o Planetapontocom vão promover um encontro com a história do rio Carioca e sua relação com o ecossistema da Baía de Guanabara.

Cerca de 20 jovens de escolas da região portuária irão visitar a nascente do rio Carioca e seguir o trajeto, passando pelo Largo do Boticário. Você sabia que ele é o primeiro curso d’água tombado no país pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac)? O rio Carioca nasce na Fonte do Beijo, nas Miríades, acima do trecho conhecido como Paineiras, no coração da Floresta da Tijuca. Suas águas percorrem mais de três quilômetros dentro do Parque Nacional da Tijuca e se acumulam num reservatório conhecido como Mãe D’Água, para depois seguir seu curso pela favela dos Guararapes, Cosme Velho Laranjeiras, Catete e Flamengo até chegar ao litoral, desaguando na Baía de Guanabara.

A partir das 15h haverá uma roda de conversa sobre a situação dos mais de 140 rios que deságuam na Guanabara, com Silvana Gontijo, diretora do Planetapontocom idealizadora do projeto “O rio do Rio”, Marcio Santa Rosa, consultor de “Baías de Todos Nós”, e Emanuel Alencar , Editor de Conteúdo do Museu do Amanhã.

Além disso, terá o “Jogo do Boto-Cinza”, onde é possível conhecer um pouco sobre a vida desse mamífero, cuja população na Baía de Guanabara está cada vez mais reduzida em função de diversas fontes de poluição.

Curtiu? Venha participar!

Inscrições:

Águas Cariocas – Roda de conversa

22/03 – 15:00 às 17:00

Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro

Cadastre-se no site para se inscrever neste evento. Caso já tenha cadastro, faça login.