Livro sobre Inovação em Educação terá lançamento online no Brasil e Portugal

Cidades do Brasil e Portugal irão transmitir, via web, em eventos, o lançamento do livro Inovar para a Qualidade na Educação Digital na próxima terça-feira, dia 7 de maio.

Publicado pela Universidade Aberta (Uab), instituição de ensino superior público a distância em Portugal, o livro reúne seis artigos de autores reconhecidos em suas áreas de pesquisa, como os professores Nelson Pretto (UFBA) e Andrea Lapa (UFSC).

A publicação, que conta coma contribuição de pesquisadores brasileiros e portugueses reúne textos, como Web Currículo e as possibilidades de inovação em contexto digital de aprendizagem, de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Ebooks Interativos e Multimídia em EaD, de José Bidarra (Universidade Aberta, Portugal) e Eduardo Lima (Universidade Federal de São João del-Rei, campus Divinópolis); Estratégias de gamificação para envolver os alunos na aprendizagem de obras da literatura portuguesa, de Adelina Moura (GILT – Instituto Superior de Engenharia do Porto), entre outros.

Em Portugal, os lançamentos serão feitos nas cidades de Lisboa, Porto e Aveiro, das 15h às 16h30. Já no Brasil, os eventos ocorrerão em Salvador, Florianópolis, São Paulo e São João Del Rey, das 11h às 12h30.

Os organizadores da publicação – o reitor Paulo Dias e os professor da UAB, Darlinda Moreira e Antonio Quintas Mendes – promovem uma visão reflexiva e comprometida com a inovação pedagógica, para a qual a tecnologia não é um fim em si mesma, mas um meio para a mudança e a antecipação dos cenários e contextos de educação.

Mais informações clique aqui.
Para baixar o livro acesse o portal Uab.




ONU promove curso online sobre lixo marinho

A terceira edição do curso online e gratuito sobre lixo marinho já começou. A ONU Meio Ambiente, em cooperação com a Universidade Aberta da Holanda, busca inspirar atitudes, estimular lideranças e oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam ações em prol da saúde dos oceanos.

Os interessados conseguem fazer a capacitação do Curso Online Aberto e Massivo (Massive Open Online Course – MOOC), em português, através do link. O treinamento está dividido em duas “trilhas”. A “Trilha da Liderança” oferece dez horas de conteúdo introdutório à temática, com estratégias para prevenir e reduzir a poluição marinha. Já a “Trilha da Expertise”, para quem quer aprofundar conhecimentos, oferece 30 horas adicionais – em inglês ou espanhol – e exige um relatório final para a conclusão do curso.

Este é o primeiro curso ao estilo MOOC focado em lixo no mar e conta ainda com palestras, estudos de caso e vídeos, além de materiais adicionais para estudo. As palestras estarão disponíveis em vídeo e em documentos online, dentro de uma plataforma virtual interativa.

A poluição marinha é um problema que afeta todos os oceanos. O lixo é uma questão ambiental, humana, socioeconômica e de saúde, reflexo de uma sociedade com altos índices de desperdício.

Quem tiver alguma dificuldade em se inscrever entre em contato com a ONU Meio Ambiente por meio do endereço eletrônico: mareslimpos@gmail.com