(21) 2220-3300
New here? Register. ×

A revolução educacional

11 comentários
Publicado em Artigos
11out

Por Thyago Taian da Rocha Ziderich e Mariana da Silva Barbalho
Alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Leite Lopes
Núcleo Avançado em Educação

Vivemos dias em que os meios tecnológicos cada vez mais nos oferecem alternativas para a melhoria de diversas áreas da sociedade. Um desses setores é a educação, onde a tecnologia bem usada pode vir a revolucionar o jeito que os alunos vêem a escola.

Não basta mais termos em sala de aula professores ensinando conteúdos de maneira tradicional e mecânica, se fora daquele espaço de ensino existe um crescente mundo virtual e tecnológico que cada vez mais faz parte do cotidiano dos estudantes. É preciso que a escola e os professores repensem sua metodologia de trabalho e procurem alternativas para introduzir a tecnologia no contexto das aulas, contribuindo para um melhor aprendizado dos estudantes.

Existem diversas maneiras para que a instituição de ensino e os profissionais da mesma usem a tecnologia de forma construtiva e interativa, através do computador e principalmente da internet. A internet, para fins pedagógicos, permite ao aluno uma interação impressionante, além de possuir possibilidades inesgotáveis de pesquisa.

É preciso que os professores ensinem e estimulem os alunos a utilizarem novas mídias, tais como a internet, blogs, o que irá contribuir muito para aumentar a motivação e o interesse dos mesmos, preparando – os para um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.

O uso de redes sociais como o facebook, o Orkut, o MSN, entre outros, também tem tudo para estimular cada vez mais os alunos. Usar essas redes como ferramentas de debates virtuais, mobilizações para entregas de trabalhos e formas de conhecimento, fará com que o aluno tenha um interesse e estímulo de ir à escola, jamais presenciados antes.

O fato de se ter projetores e quadros interativos nas salas de aula seria outra novidade muito interessante para alunos e professores. Os educadores não precisariam mais se desgastar tendo que copiar longas matérias no quadro. Em vez disso, poderão preparar apresentações para serem exibidas nos quadros interativos e consequentemente os alunos não tendo que copiar longas matérias, poderão se concentrar mais na explicação do orientador e posteriormente, ter acesso ao conteúdo dado.

É importante citar também que os professores, para fazerem com que suas aulas fiquem mais dinâmicas e interessantes, precisam ter estrutura para isso. A escola deverá oferecer aos professores recursos e formação que nos possibilitem a fazer uso de todas as práticas citadas nos parágrafos acima. As escolas que não possuem estrutura suficiente para isso precisam e devem mudar rapidamente, pois computadores e internet disponíveis aos alunos são algo que a instituição de ensino deve oferecer aos professores como ferramenta de trabalho.

Todas essas melhorias tecnológicas no âmbito educacional contribuirão para um melhor rendimento dos alunos, que não mais considerarão a escola como um lugar enfadonho, e sim como uma oportunidade de aprender coisas novas e interessantes. Dessa forma, poderemos construir um país melhor, onde a educação ocupe um lugar privilegiado.

11 thoughts on “A revolução educacional

  1. PARABÉNS PARA VCS. ESCREVEM BEM E SABEM O QUE DIZEM. POR OUTRO LADO FICO PENSANDO SOBRE O NOSSO PAPEL DE ATORES DA EDUCAÇÃO, NÓS – PROFESSORAS/ES E VOCÊS- ALUNAS/OS EM FAZER DO NOSSO ENCONTRO NA ESCOLA UM MOMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. E MAIS, UM ENCONTRO DE SERES QUE PENSAM, E QUE NÃO NECESSÁRIAMENTE PRECISAM ESTAR PLUGADOS EM TOMADAS DE ENERGIA EM MÁQUINAS. DE CERTO VIVEMOS UMA NOVA ERA SUPER TECNOLÓGICA, MAS AINDA SOMOS SERES HUMANOS, COM NOSSOS OLHARES, CHEIROS, SENTIMENTOS… QUE VÃO ESTAR POR AÍ (NA VIDA) MESMO QUANDO A LUZ ACABAR, QUANDO SENTARMOS PARA CONVENSAR A LUZ DE VELAS, OU NO ESCURO MESMO. NÃO É QUE A ESCOLA SEJA ESSE LUGAR, MAS AINDA PODE SER UM LUGAR DIFERNTE DOS DEMAIS, DAS LANHOUSES, DAS TELAS VIRTUAIS, DOS CELULARES CONECTADOS E QUE APRESENTA UM NOVO TEMPO E ESPAÇO, DO REAL.
    TALVEZ CAIR NESSA REAL SEJA MUITO DIFÍCIL PARA VOCÊS DA NOVA GERAÇÃO, PORÉM, FAÇO UM CONVITE A PENSAREM SOBRE ISSO, A OLHAREM PARA NÓS- PROFESSORES/AS COMO SEUS PARES DE CARNE E OSSO E TRAVARMOS JUNTOS O FILOSOFAR DO SER, ESCUTANDO, COM MENOS PRESSA, SEM CORRERIA, ESCREVENDO TAMBÉM EM UM BOM CADERNO NOSSAS PRÓPRIAS LETRAS, COMO MARCAS INDIVIDUAIS DE SERES AUTÔNOMOS E LIVRES, SEM SER ESCRAVOS DA TECNOLOGIA. SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM VIVER SEM ELA?
    ABRAÇOS FRATERNOS,
    DE UMA PROFESSORA DE FILOSOFIA,
    É ISSO AÍ!

  2. Muito boa a matéria,
    Como professora preciso defender os colegas que, como eu, se prepararam para a nova forma de ensinar. Nossas instituições ainda estão muito cruas nesse processo de atualização de seus equipamentos.
    Parabéns.

  3. Muito boa a matéria,
    Como professora preciso defender os colegas que, como eu, se prepararam para a nova forma de ensinar. Nossas instituições ainda estão muito cruas nesse processo de atualização de seus equipamentos.

  4. Thiago e Mariana
    Vocês tocaram em pontos importantes quanto a utilização das tecnologias nas educação. Sim temos computadores, internet (porém esta precisa se manter estável e disponível em todas as máquinas quando planejamos aulas no LIE ,para que possamos utilizá-las e alcançar bons resultados).Existe sim, ainda resistência e insegurança em desenvolver aulas nos laboratórios das escolas.É preciso planejar, pois com turmas grandes e poucas máquinas não podemos trazer todos em um só momento, porém podemos superar as dificuldades e mostrar aos estudantes como realizar pesquisas e utilizar as ferramentas não só em benefício próprio ,mas também da comunidade em que se vive.
    Parabéns!

  5. Excelente matéria! Muitos docentes deveriam ler. O uso de novas tecnologias é sim um grande avanço. Porém deve ter um planejamento e objetivos claros. Docentes que não sabem fazer uso de novas metologias de ensino devem se reciclar. Os alunos mudaram e querem muito mais de nós professores e esse tipo de matéria só prova isso.

    Parabéns Thyago e Mariana!

  6. Concordo com a matéria acima, acho que se as escolas pudessem oferecer mais recursos à todos os alunos, isso motivaria mais os mesmos e sua dedicação por consequencia iria aumentar.
    É torcer para que um dia todas as escolas possam conseguir aliar a educação e a tecnologia de maneira construtiva.
    Gostei muito da matéria.
    Parabéns aos autores.

  7. Achei que a matéria está muito boa, mas tipo eu nao concordo mt com isso… acho que a utilização dos computadores, a criação de blogs e tal, só engana a gente, mts professores enrolam com isso, é uma perca de tempo, sou mais tradicional, porque qnd o professor bota a materia no quadro a gente memoriza melhor e depois tem por onde estudar.. mas isso vai de como cada professor sabe utilizar essa ferramenta! é isso ae.. um abraço e parabéns!

  8. Ótimo ponto de vista e texto! Concordo plenamente com o uso de tais tecnologias na aprendizagem dos alunos, mas infelizmente ainda temos alguns pensamentos retrógrados e conservadores que pensam que tais dispositivos dispersam os alunos e regridem a educação. Mas cabe a eles refletirem que a educação, na sua maior parte, depende do aluno! E se esse se dispersa com os meios tecnológicos certamente se dispersará com os retrógrados. Cabe, assim, usar tais tecnologias para chamar a atenção desses alunos ..

    Parabéns!!!!!

  9. Ótimo ponto de vista e texto! Concordo plenamente com o uso de tais tecnologias na aprendizagem dos alunos, mas infelizmente ainda temos alguns pensamentos retrógrados e conservadores que pensam que tais dispositivos dispersam os alunos e regridem a educação. Mas cabe a eles refletirem que a educação, na sua maior parte, depende do aluno! E se esse se dispersa com os meios tecnológicos certamente se dispersará com os retrógrados. Cabe, assim, usar tais tecnologias para chamar a atenção desses alunos ..

    Parabéns!!!

  10. Acho importante vocês terem falado sobre os professores terem aulas dinâmicas através da tecnologia. Inclusive, alguns deveriam ler isso né.. rs.
    A matéria de vocês ficou muito boa, Mari e Taian!
    Parabéns!

  11. De fato seria ótimo se todos os setores da educação utilizassem a tecnologia a seu favor.
    Ótima matéria.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *