(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Mapa do Ensino Audiovisual

1 comentário
22ago

Por Marcus Tavares
Artigo publicado no Jornal O DIA, dia 23/08/2014

Foi divulgado, no dia 22 de agosto, durante a realização do 6º Festival CineMundo, o Mapa do Ensino do Audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. O estudo revela que há, no Estado do Rio, 18 instituições que oferecem, em média, 20 cursos regulares e gratuitos na área do audiovisual para os jovens que ainda não ingressaram no Ensino Superior.

São diferentes cursos que contemplam desde a área de programação de games, de produção de cinema e TV, à utilização, por exemplo, de softwares de edição. São ONGs, OSCIPs, instituições particulares e públicas. Quatro estão ligadas ao governo do Estado do Rio de Janeiro. São elas: Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, Colégio Estadual José Leite Lopes – Nave (em parceria também com o Instituto Oi Futuro), Colégio Estadual Dom Pedro II e o Centro de Vocação Tecnológica de Barra do Piraí.

Dos 20 cursos, 14 estão localizados no Município do Rio. Os demais em Niterói, Petrópolis, Nova Iguaçu e Barra do Piraí. O levantamento revela que, juntos, tais módulos formam, em média, por ano, cerca de 1.050 estudantes, em diferentes tipos de cursos – de livres aos técnicos de três anos, em paralelo ao Ensino Médio. A maior parte das instituições conta com professores especialistas e mestres – 90% deles atuando no mercado de trabalho. Cerca de 75% dos coordenadores considera boa a infraestrutura de seus respectivos cursos.

A ideia do evento foi reunir as instituições para iniciar um diálogo mais direto e objetivo entre elas, com a meta de tentar encontrar soluções para os desafios do cotidiano e estabelecer uma rede de trocas e conexões de diferentes realidades, estudantes e projetos. Trata-se de uma ação pertinente e mais do que isso: preciosa. Afinal, o Estado do Rio tem, sem dúvida alguma, uma vocação no setor do audiovisual, que merece e necessita cada vez mais de parcerias.

O fortalecimento deste grupo é importante ainda mais no que tange à aproximação destas escolas e seus jovens do mercado de trabalho, que, muitas vezes, desconhece tais instituições e a potencialidade dos estudantes. O levantamento aponta que os jovens que são absorvidos pelo mercado se sobressaem e alcançam boas colocações. A realização do VI Festival CineMundo e a iniciativa da promoção do encontro das escolas foram da OSCIP Cinema Nosso.

Um comentário sobre... “Mapa do Ensino Audiovisual

  1. Olá! Gostaria de saber como ter acesso ao conteúdo do Mapa do Ensino do Audiovisual no Estado do Rio de Janeiro, pois não pude estar presente no evento.

    Att,
    Cynthia Dias
    Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.