8º Fliaraxá chega com o tema “Literatura, Leitura e Imaginação”

O mundo das letras mais uma vez desembarca no interior das Minas Gerais. A 8a edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – vem com o tema “Literatura, Leitura e Imaginação” para atrair o universal ao regional, produzindo sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura.

O cenário é o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá onde, entre 19 e 23 de junho, feriado de Corpus Christi, mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura. Como já virou tradição, a acolhedora Araxá será inundada por um mar de gente interessada nos debates, palestras, conversas, sessões de autógrafos, encontros e leituras. Embalados pela programação musical da área de Gastronomia, instalada do lado de fora do Hotel.

Toda a programação do Fliaraxá tem entrada gratuita, graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CBMM, apoio cultural do Itaú e parceria do Sesc SP.

O Patrono desta edição é o nosso mais importante escritor, Machado de Assis, que no dia 21 de junho, sexta-feira, o Brasil comemora o aniversário de 180 anos. Ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Uma homenagem será realizada com a presença do atual presidente da entidade, o escritor Marco Lucchesi, acompanhado de outros acadêmicos. A Patrona Local será a escritora Maria Santos Teixeira (in memorian). Com a presença de dois convidados especiais: Zuenir Ventura e Conceição Evaristo.

Dando sequência à vocação lusófona do Festival, o autor homenageado é o português Valter Hugo Mãe, que lança três livros novos. A novidade é que toda parte visual do evento será composta por ilustrações de Valter, artista plástico, feitas com exclusividade. O angolano José Eduardo Agualusa é convidado especial do Fliaraxá.

A curadoria é composta pelo criador do Festival, o gestor cultural Afonso Borges, pela historiadora e professora Heloisa Starling, o cientista político Sergio Abranches, a filósofa Marcia Tiburi e o educador Leo Cunha. Os curadores locais são os escritores Luiz Humberto França, Rafael Nolli e Rodrigo Feres.

Serviço: VIII Fliaraxá- Festival Literário de Araxá
De 19 a 23 de junho de 2019
Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá
Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá – MG

Mais informações: www.fliaraxa.com.brinfo@fliaraxa.com.br

Redes Socias:
facebook.com/fliaraxa
Instagram – @fliaraxa
Twitter – @fliaraxa