(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Chamada para publicações de originais na UFRJ

seja o primeiro a comentar
Publicado em Cultura, Destaques, Educação
05maio

A Editora UFRJ, a fim de contribuir para a divulgação das produções de diversos campos do saber, torna pública a realização de seleção de originais, obedecendo a critérios específicos de sua política editorial.

O processo seletivo pretende captar obras para compor a pauta de publicações da Editora UFRJ para 2022, nas coleções Outros passos e Saberes do presente, cenários futuros; e nos selos comemorativos 1922–2022: 100 anos da Semana de Arte Moderna e 200 anos da independência do Brasil. Os originais que não se destinarem a essas séries deverão ser inscritos para o catálogo geral, em “Todas as áreas do conhecimento”. A proposta é ampliar a variedade de campos, temas e correntes de pensamento abrangidos pelo acervo da Editora, reforçando sua vocação como local de diversidade de ideias e discussão construtiva do conhecimento.

Para o diretor da Editora, Marcelo Jacques, a chamada por meio dos editais, abertos a todas as áreas, é uma forma de estimular a diversificação da produção, contemplando a divulgação científica, a difusão da pesquisa e a produção de livros didáticos. Ele destaca que é preciso entender melhor a própria demanda da comunidade acadêmica. “Vivemos um momento de grande transformação da sociedade e do lugar do livro. Precisamos refletir sobre o lugar e a especificidade da obra impressa, digital, aberta etc. Acredito que a recepção de um conjunto de propostas facilita a compreensão dessa demanda e um planejamento mais rigoroso”.

As inscrições serão recebidas pelo correio eletrônico editais2021@editora.ufrj.br, no período definido no calendário de cada edital. Para mais informações, acesse www.editora.ufrj.br ou http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2021/14-2021.pdf .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *