(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Cursos gratuitos

seja o primeiro a comentar
Publicado em Destaques, Matérias
05set

Foi lançada, no dia 30 de agosto, a plataforma Lúmina, destinada a oferecer cursos online, massivos e abertos ao público, conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course). Criada pela Secretaria de Educação a Distância (Sead), juntamente com o Centro de Processamento de Dados (CPD), seu lançamento oficial ocorreu no mezanino do Museu da UFRGS, oportunidade em que também foi comemorado o aniversário de 14 anos da Sead.

Gratuita e de acesso livre, a plataforma possibilita a auto-organização dos estudos no ritmo do aluno. A professora Mara Lúcia Fernandes Carneiro, secretária de Educação a Distância, salientou esse tipo de oferta de curso já era desejada pelos discentes. “O desafio é incentivar os professores a tomarem conta do Lúmina. Eles produzirem e disponibilizarem os seus cursos nesse espaço”, ressalta a secretária.

Baseada na plataforma Moodle, mas totalmente reconfigurada, a ideia foi desenvolver um ambiente próximo ao que os professores já estão acostumados e que pudesse ser utilizado, inclusive, para disponibilização de materiais didáticos e exercícios aos alunos da graduação, em complemento às aulas presenciais.

O reitor Carlos Alexandre Netto realçou, durante o seu discurso, o significado da plataforma para a Universidade. “Lançar uma plataforma como o Lúmina numa universidade como a UFRGS é muito importante. É a proposta de luminar a sociedade com o conhecimento e saber”, salientou.

Inicialmente, serão publicados oito cursos, produzidos pelos professores junto com a equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (Napead): Avaliação de Enfermagem, Poesia Grega, Química Geral, Cinética Química, Odontogeriatria, Literatura Russa, Avaliação em Usabilidade e Karatê-do. “Avaliação de Enfermagem” será o curso-piloto, com previsão de início em setembro de 2016. Em breve serão disponibilizadas mais informações sobre os demais cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.