(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Educação inclusiva na prática

seja o primeiro a comentar
Publicado em Destaques, Educação, Matérias
31out

Obra traz seis relatos de experiências práticas

Conexão Escolas – 05/10/2020

O Instituto Rodrigo Mendes acaba de disponibilizar, gratuitamente, a publicação “Educação Inclusiva na Prática – Experiências ilustram como podemos acolher a todos e perseguir altas expectativas para cada um”. Trata-se de uma obra que traz experiências reais de estudantes com deficiência em sala de aula com o objetivo de promover diálogo e reflexão entre professores e suas escolas. A organização é de Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do instituto.

O livro traz seis relatos. Todos são brasileiros – cinco de escolas públicas e um de escola particular – e fazem parte do acervo de boas práticas do Diversa, portal idealizado pelo Instituto Rodrigo Mendes. As iniciativas são apresentadas em seu contexto, expostas com seus problemas e modos como foram enfrentados, envolvendo cinco esferas sociais: políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias.

Ao final de cada um dos casos, o leitor encontra “notas de ensino”, sínteses dos aspectos considerados mais relevantes pelos autores dos textos, para apoiar profissionais que pretendem explorá-­los em iniciativas de formação sobre Educação Inclusiva. O objetivo é que sirvam como fonte de inspiração e pesquisa para outros projetos educacionais comprometidos com a educação inclusiva. A recomendação é que não devem ser encarados, portanto, como receitas prontas a serem replicadas com expectativas de se chegar ao mesmo resultado, conforme explica Rodrigo Hübner Mendes, organizador da obra: “Pensar em educação inclusiva exige romper radicalmente com algumas das referências que herdamos e inventar novas formas de educar. Para que isso seja possível, é fundamental que estejamos abertos ao questionamento permanente e aceitemos nossas incertezas como parte natural do processo de ‘reinvenção’.”

Foto: Conexão Escolas

Com prefácios assinados por Fernando Reimers, professor da Universidade de Harvard, e Lino de Macedo, professor da Universidade de São Paulo (USP), a obra conduz o leitor, portanto, pelo universo da relação entre ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência na escola comum, apresentando nuances sensíveis dos desafios e das conquistas de professores, gestores escolares, equipes de secretarias de Educação, familiares de estudantes e outros profissionais cotidianamente desafiados a educar todos e cada um, apostando na proposta inclusiva para a Educação Especial.

O livro é recomendado aos educadores, estudiosos, profissionais de áreas diversas envolvidos com a Educação Inclusiva e pessoas com deficiência e seus familiares, além disso é uma referência para pesquisa, obtenção de informações conceituais e exemplo de análise de vivências que investiram na certeza de que todos podem aprender e de que a diversidade é um valor fundamental para a educação. A obra pode ser acessada em mod.lk/edinclus. O download do arquivo é gratuito na versão Epub e PDF. A publicação é um lançamento da Moderna e da Fundação Santillana.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *