(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Educação – sessão especial

seja o primeiro a comentar
Publicado em Destaques, Matérias
17jul

Educadores e professores que participam do Projeto Cineclube nas Escolas conferiram, na semana passada, o documentário “Educação”, de Isaac Pipano e Cezar Migliorin. A exibição aconteceu no Cineclube Silvio Tendler – Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, no Centro do Rio. O filme discute caminhos e possibilidades para as políticas públicas de educação no país.

De acordo com os diretores/professores, o longa produz associações e reflexões que colocam o espectador no centro das disputas, poderes, discursos e resistências que atravessam a educação, mas sobretudo a escola, fazendo com que, ao assistir, o público transite entre formas discursivas variadas. “Educação” é um mapa de uma disputa por corpos, verbas e formas de vida que acontece em torno da educação do Brasil.

Pipano conta que a ideia de produzir o filme surgiu de uma pesquisa que estava sendo feita por ele e por Migliorin. A partir daí, buscaram entrevistar e conversar com personalidades que, de certa forma, tinham/têm relevância na política, no mundo das artes e da comunicação. O documentário conta com participações de José Wilker, Aloízio Mercadante, Jorge Dória, Luciano Huck, Mario Sérgio Cortella, Índio da Costa e a ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

Nos 50 minutos da obra, a educação ocupa o centro das atenções, onde todos, sem exceção, destacam a sua importância para os brasileiros. Um dos enfoques é o uso da tecnologia na sala de aula. “Para que essa velocidade está servindo? A educação e a escola não têm obrigatoriedade de estar no século XXI, mas, sim, devem estar em todos os séculos”, destacou Migliorin. Para os diretores, o filme quer gerar problematizações e reflexões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *