(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Cinema e Educação

2 comentários
23out

Do dia 3 a 7 de novembro, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna MAM-Rio recebe o VIII Encontro Internacional de Cinema e Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o I Encontro Internacional de Cinema e Educação da Universidade Federal Fluminense e o I Fórum da Kino-Rio da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. A entrada é gratuita.

O evento conta com encontros, seminários e um conjunto de oficinas ministradas pela professora, historiadora e educadora Alicia Vega, referência do cinema chileno e criadora da Oficina de Cinema para Crianças desenvolvida durante trinta anos na periferia de Santiago de Chile, registrada magicamente no famoso documentário Cem crianças esperando um trem (1988) por Ignacio Agüero Piwonka.

O premiado e combativo documentarista (com passagens pela televisão como ator de filmes e séries dirigidas por Raúl Ruiz) terá também grande parte de sua obra, inédita no Brasil, exibida na Cinemateca. Em paralelo, no corredor de acesso ao Auditório, o evento contará com a exposição de fotografias do renomado gravurista Eduardo Vilches.

Programação

Terça feira 03/11

17h00 – Mesa de Abertura do VIII Encontro Internacional de Cinema e Educação, com a participação do Reitor da UFRJ Prof. Roberto Leher, do Pró-reitor de Graduação da UFF Prof. Roberto Crespo, do Curador da Cinemateca do MAM Ricardo Cota, e do Embaixador do Chile no Brasil Sr. Jaime Gazmuri Mujica.

17h30 – Apresentação da Mostra de Fotografias Eduardo Vilches por Inês Teixeira

18h – Ignacio Agüero I – Cem crianças esperando um trem (Cien niños esperando un tren) de Ignacio Agüero. Chile, 1988. Legendas em português. 55’. Sessão seguida de debate com o realizador e Alicia Vega, mediado pela Profa. Adriana Fresquet.Classificação indicativa – Livre. Lançamento de livros

Quarta feira 04/11

9h50 – Oficina de Documentário, ministrada por Ignacio Agüero, com a colaboração de Eliany Salvatierra e Fabián Núñez

15h – Oficina para professores, ministrada por Alicia Vega, com mediação de Adriana Fresquet

Quinta feira 05/11

9h50 – Oficina de Documentário, ministrada por Ignacio Agüero, com a colaboração de Eliany Salvatierra e Maurício de Bragança

15h – Mesa Redonda “Cinema e Educação”, com a participação de Elizabeth Bullara (CINEDUC); Luciana Bessa (Prefeitura do Rio de Janeiro) e Frederico Cardoso (Congresso Brasileiro de Cinema) e mediação de Eliany Salvatierra (UFF)

Sexta feira 06/11

15h – Apresentação dos trabalhos finais das oficinas ministradas por Ignacio Agüero mediada por Maurício de Bragança

Sábado 07/11

14h – Ignacio Agüero VI – Não esquecer (No olvidar) de Ignacio Agüero. Chile, 1982. Com . Legendas em português. 30’. A mãe de minha avó contou à minha avó (La mamá de mi abuela le contó a mi abuela) de Ignacio Agüero. Chile, 2004. Legendas em português. 70’.Classificação indicativa – 14 anos.

16h – Ignacio Agüero VII – O outro dia (El otro dia) de Ignacio Agüero. Chile, 2013. Legendas em português. 120’.Classificação indicativa – 10 anos.

Posts relacionados

2 thoughts on “Cinema e Educação

  1. Aguardando o IX Encontro Internacional de Cinema e Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *