(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Festival comKids seleciona 14 produções para etapa final da competição

seja o primeiro a comentar
28jul

Gerar visibilidade para produções infantojuvenis de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais. Esse é o objetivo do Festival comKids interativo 2020, competição ibero-americana que abre espaço para a promoção e valorização de apps, games, sites, e-books, entre outros.

As produções selecionadas serão apresentadas entre os dias 11 e 14 de agosto pelo canal do comKids no YouTube e o público poderá participar de forma on-line votando nas criações preferidas. O evento conta ainda com uma programação intensa com mesas, masterclass e workshops para desenvolvedores de games e apps, educadores, designers e outros profissionais ligados à produção digital infantojuvenil.

O Festival comKids Interativo 2020 é uma realização Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, Goethe-Institut e Spcine, Empresa do Cinema e Audiovisual de São Paulo. O evento conta, ainda, com a parceria da Singular Mídia e Conteúdo.

Para conhecer os destaques da programação, conversamos com Daniel Leite, coordenador do festival este ano. Leia a entrevista!

Qual o principal objetivo do Festival comKids Interativo? 
O Festival comKids Interativo é um espaço para celebrar a cultura digital e o audiovisual para crianças e adolescentes, afinados com o conceito de qualidade na produção. Quando falamos nisso, estamos nos referindo a obras que estimulam a reflexão, que encantam, que representam a diversidade das infâncias brasileiras e latino-americanas em geral, entre outros aspectos, promovendo também um intercâmbio com produtores da Espanha e de Portugal. Este ano, teremos a competição de obras interativas, que reúne apps, games, livros digitais e projetos multiplataforma (transmídia, projetos 360, crossmedia, entre outros). Inscrições para votantes estão abertas via portal comKids, a avaliação culmina no dia 14 de agosto, com bate-papo virtual com produtores no YouTube.

Promoveremos igualmente o eixo de formação e atualização do evento, convidando profissionais de diversas áreas ligadas à produção cultural, educativa, tecnológica e digital para crianças e adolescentes, educadores, pais e cuidadores (entre outros) por meio de conversas, workshops, debates, Masterclass etc. Esses eixos “adultos” do Festival acontecem de 11 a 15 de agosto totalmente on-line, via nosso canal YouTube (www.youtube.com/comkids). Toda a programação pode ser consultada neste link: https://comkids.com.br/programacao-festival-comkids-interativo-2020/ .

Por fim, temos prevista a realização da mostra audiovisual, cujo público final são as crianças e famílias, e que estará disponível no YouTube, YouTube Kids e em nossa estante na Spcine Play a partir de 13 de agosto, ficando lá por 20 dias aproximadamente. Trata-se de 12 filmes ibero-americanos selecionados por faixa etária, muitos deles premiados nas edições anteriores do comKids, que ficarão disponíveis para o grande público por esse período. Após os 20 dias, a mostra segue disponível com seus títulos por mais tempo para todos os interessados no Spcine Play. Em breve, divulgaremos esses títulos e mais informações a respeito da mostra audiovisual infantojuvenil no portal comKids.

Quantas obras foram inscritas no Festival comKids Interativo 2020?
Em 2020, devido à pandemia, que afetou bastante nossa convocatória, tivemos 49 produções inscritas, de cinco países latino-americanos (Argentina, Brasil, Colômbia, México e Uruguai). A categoria Multiplataforma foi a mais procurada, com 18 inscrições. Todas as produções inscritas serão divulgadas com detalhes no catálogo virtual comKids 2020. 

Quais critérios foram usados para seleção das obras?
A pré-seleção foi realizada por 16 jurados especialistas na área. Mais informações aqui: https://comkids.com.br/obras-na-competicao-no-festival-comkids-interativo-2020/

Abaixo, os critérios utilizados:

– Ideia: originalidade temática, de abordagem, de formato e de conceito.

– Conteúdo: proposta e organização conceitual e editorial, coerência temática e narrativa (esta última, quando houver).

– Design de Interação: grau de interatividade da obra. Articulação da jogabilidade com a ideia, o conteúdo e o conceito da proposta. Composição dos elementos sonoros, visuais, lúdicos, assim como os aspectos de fruição e interação.

– Público-alvo: adequação à faixa etária e ao público ao qual a obra se dedica.

Com relação aos conteúdos enviados, o que chamou mais atenção dos jurados? 
Cada categoria apresentou aspectos diferentes que se destacaram. Em “Games”, por exemplo, temos a produção de obras que exploram o legado cultural e antropológico brasileiro. A exploração de histórias não contadas, de vozes que eram silenciadas e que hoje vêm à tona, com todo o seu interesse. Em “Apps” a qualidade técnica e interacional das obras foi bastante levada em conta, assim como seus aspectos pedagógicos, narrativos e a adequação à faixa etária, com obras consagradas para os diferentes dispositivos, já em meio ao público nacional. Já os “Livros digitais” trouxeram obras que expressaram qualidade artísticas e literárias, ritmo, narração, assim como temas sensíveis. Em “Multiplataforma”, temos a importância de obras que sabem abordar suas audiências de forma inteligente e estratégica, veiculando evidentemente conteúdo de qualidade, que os desafia a explorar o mundo e a aprender.

De que forma crianças e jovens podem usar a tecnologia para construir conhecimento, além do entretenimento?
A tecnologia pode ser um meio muito eficaz para que as crianças encontrem, cada vez mais, formas de encurtar distâncias, de fortalecer amizades, ou mesmo de obter acesso a bons conteúdos e histórias inspiradoras. Com certeza, um grande desafio é encontrar apps e “URLs” adequados e seguros, onde elas podem exercer plenamente suas autonomias, aprender, buscar conhecimento, experimentar, se relacionar com os outros e com o mundo, além de se divertir, por que não? Existem profissionais que estão dedicando esforços constantes para a melhoria da qualidade das produções para crianças e adolescentes em nossa região e nosso evento busca dar visibilidade aos seus trabalhos. Além disso, cada dia mais vemos os potenciais intrínsecos dos jogos e da ludicidade como formas de estímulos essenciais para a aprendizagem.   

Serviço:

Evento: Festival comKids interativo 2020
Data: de 11 e 14 de agosto de 2020
Programação:
https://comkids.com.br/programacao-festival-comkids-interativo-2020/
Inscrições para votantes: abertas via portal comKids
Mais informações: www.comkids.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *