(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Fórum Mundial da Água

seja o primeiro a comentar
04fev

O 8° Fórum Mundial da Água vai acontecer, no ano que vem, no Brasil. Mas a organização garante que a participação da sociedade já pode começar a partir deste mês. Está sendo criada uma plataforma de consulta aberta para que os que desejarem possam expressar seus pontos de vista e interesse sobre o tema ou ainda compartilhar experiências, soluções ou até mesmo enriquecer os debates sobre os rumos da gestão dos recursos hídricos. Haverá seis salas de debate. São elas:

Clima – segurança hídrica e mudanças climáticas
Pessoas – água, saneamento e saúde
Desenvolvimento – água para o desenvolvimento sustentável
Urbano – gestão integrada de água e resíduos urbanos
Ecossistemas – qualidade da água, subsistência de ecossistemas e biodiversidade
Finanças – financiamento para segurança da água

Serão três rodadas de discussões que vão durar oito semanas cada.  A primeira etapa começa em fevereiro, em data ainda a ser divulgada, e vai até abril, seguida por uma votação mundial para identificar as questões mais relevantes a respeito da água. As discussões online são coordenadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), co-organizadora do 8º Fórum.

Cada sala temática vai contar com três ou quatro moderadores, sendo ao menos um brasileiro. Na temática do clima serão abordadas segurança hídrica e mudanças climáticas. Quando o tema for pessoas, as discussões serão em torno de saneamento e saúde. A água no contexto do desenvolvimento sustentável estará em pauta na sala sobre desenvolvimento. No tema urbano, a gestão integrada da água e dos resíduos urbanos conduzirá os debates. Na sala sobre ecossistemas, os fios condutores serão a qualidade da água, a subsistência de ecossistemas e a biodiversidade. O tema finanças vai discutir o financiamento para segurança hídrica.

A plataforma Sua Voz estará disponível em português e inglês no site http://www.worldwaterforum8.org/ e contará também com tradução para mais 90 idiomas de modo a facilitar a participação de pessoas da maioria dos países do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.