(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Hqs e o mundo real

seja o primeiro a comentar
15out

A relação entre os quadrinhos e a representação da realidade está agora reunida e discutida no livro Enquadrando o Real – ensaios sobre quadrinhos, que acaba de ser lançado pela Editora Criativo. A obra nasceu de um projeto da Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos, um evento bienal promovido pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP, em conjunto com o Grupo de Pesquisa sobre Quadrinhos (Grupesq) (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo).

A publicação traz uma série de artigos gerados como frutos da produção acadêmica que têm como assunto comum e de destaque a representação da realidade em forma de HQs. O livro é dividido em três partes: ensaios sobre quadrinhos biográficos, históricos e jornalísticos.

Para além da constatação de que há graus de representação da realidade nos quadrinhos, interessa observar como e de que maneira os quadrinhos efetivamente retratam situações reais — o quanto há de ficcional nas HQs que pretendem representar a realidade.

Em cada eixo temático (biografia, história, jornalismo), pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento fazem análises de que forma a realidade é expressa e refletida por meio da produção de quadrinhos; a visão plural sobre a questão surge no apanhado dos artigos que exigiram pesquisa, confronto de dados e conclusões que revelam o grau de fidelidade dos quadrinhos aos fatos. A organização é assinada pelos professores Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Nobu Chinen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *