(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Infância e cultura

seja o primeiro a comentar
14maio

Redação do MinC

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, reuniu-se, no dia 11 de maio, em Brasília, com o Grupo Nacional Cultura Infância para discutir a busca de alternativas viáveis para a inclusão da infância no âmbito da cultura. Formado em 2008 por iniciativa do MinC, o grupo reúne profissionais de diversas áreas de todas as regiões do país com o objetivo de incluir a infância, de forma integral, na política cultural brasileira.

Uma das propostas surgidas na reunião foi a criação de um plano de trabalho abrangente da cultura da infância, no qual estejam contempladas diferentes áreas, como audiovisual, artes e cidadania, além de possíveis parcerias com a educação.

“É preciso que a questão da infância seja incluída na pauta da cultura como um direito e uma forma de aumentar o repertório da criança”, destacou Karen Acioly, do Centro de Referência da Cultura da Infância do Rio de Janeiro e uma das integrantes do grupo. Segundo ela, nesse processo, é preciso ter em conta a perspectiva da identidade e um olhar para a economia da cultura da infância.

Juca Ferreira afirmou que, além do programa Mais Cultura nas Escolas, que atende a crianças do ensino fundamental, o ministério está buscando um diálogo mais amplo com o Ministério da Educação. “É um tema que precisa ser incluído na discussão sobre o Plano Nacional de Cultura”, ressaltou.

Juana Nunes, que será responsável pela Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac), que está sendo criada no MinC, será a responsável pela coordenação de um grupo de trabalho específico sobre a cultura da infância dentro do ministério. A proposta é que todas as secretarias participem. “É preciso ter uma dimensão mais ampla da cultura da infância, além da educação, e incluir outros aspectos, como o da produção, do acesso e da identidade”, destacou.

Por parte do ministério, além do ministro e de Juana Nunes, participaram da reunião a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro. Representando o Grupo Nacional Cultura Infância, estiveram presentes Luiza Lins, da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis; Clarice Cardell, da Rede Nacional pela Primeira Infância, e Emidio Sanderson, diretor do Festival TIC e articulador do Plano Cultura Infância do Estado do Ceará.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.