(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Oficina ecológica

seja o primeiro a comentar
14maio

O projeto Rede Escola Rio (RER), iniciativa que promove a valorização dos processos de aprendizagem entre professores e alunos da rede municipal de ensino, realiza, nesta sexta-feira, dia 15, no Jardim Botânico, uma oficina ecológica. A atividade, que vai das 14 às 17 horas, é aberta a educadores da rede municipal.

“A proposta do RER é incentivar os participantes, por meio de oficinas multimídias, a explorar a importância de áreas verdes em seus bairros e expressar seus olhares, em produções audiovisuais que falem sobre a relação dos cariocas com o espaço natural do Rio”, destaca Juliana de Carvalho, da Bang Filmes & Produções, responsável pela realização do projeto que tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura /Lei de incentivo a Cultura – ISS, e Americanas, Americanas.com, Estácio e HOPE Serviços.

Ricardo Torres, engenheiro florestal, vai comandar a oficina. Ele vai falar sobre o bioma Mata Atlântica e o papel da escola na sua preservação. Haverá também uma visita guiada com a equipe do Jardim Botânico. Para Ricardo, “O RER traz, também em sua essência, a escola como a indutora de todo e qualquer processo de mudança de consciência para uma ação cidadã na busca por recuperar e preservar seus espaços naturais e paisagísticos. É um projeto que, literalmente, nasce com a semente”, teoriza.

Bioma da Mata Atlântica
Na época do descobrimento cobria vastas extensões da zona costeira brasileira, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Encontra-se hoje reduzida à aproximadamente 10% de sua cobertura original. Não obstante a destruição ao longo de séculos, projetos que buscam restaurar condições de cobertura vegetal em importantes bacias hidrográficas brasileiras, têm se tornado casos de sucesso e multiplicadores.

A importância de práticas de plantio na escola
Desde a semente, desenvolvimento da muda, plantio e manutenção inserem a comunidade escolar no ciclo completo de formação de uma árvore. Essa semente inicial pode e deve ser plantada no próprio espaço da escola, pois é ali que estudantes e educadores vão diariamente e serão os vigilantes do seu desenvolvimento.

Mais informações no contato – contato@redeescolario.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.