(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Plano Nacional de Educação

seja o primeiro a comentar
17set

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) realiza, entre os dias 4 e 8 de outubro, a 37ª Reunião Nacional. O evento, que acontecerá no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, terá como tema “Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira”. Assim como em 2013, o encontro bienal e maior evento acadêmico da área da Educação no país será novamente realizado dentro de uma universidade federal.

O encontro da Anepd receberá docentes e discentes de mais de 140 Cursos/Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de pesquisadores convidados nacionais e estrangeiros. Com programação construída em torno do tema central, o encontro proporciona um espaço tanto para apresentações de trabalhos acadêmicos que mostram um amplo panorama da pesquisa científica na área quanto para debates qualificados de temas críticos que ganharam a agenda da educação brasileira em 2015, como financiamento e cortes, militarização de escolas públicas, questões de gênero e o documento Pátria Educadora. A participação estimada para os cinco dias de atividades é de 3 mil pessoas.

Programação

A abertura oficial contará com a conferência de Luiz Dourado (UFG), membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que irá abordar como o Plano Nacional de Educação (PNE) pode representar um avanço às políticas educacionais, sem deixar de evidenciar limites e ambiguidades presentes no texto aprovado.

Com a presença de pesquisadores renomados, representantes de entidades e do poder público, temas que definem os rumos da pesquisa e de políticas educacionais estarão em debate nas Sessões Especiais e Sessões Conversa, como Ética e Pesquisa em Educação, reformulações no Ensino Médio, PNE, financiamento da Educação e o debate sobre o Custo Aluno Qualidade (CAQi), Pátria Educadora, Base Nacional Comum e mídias interativas. Dentre os convidados internacionais estão o peruano Danilo Martucelli (Paris Decartes, França), que debate “Singularização e subjetivação na ação política contemporânea”, Susan L. Robertson (Universidade de Bristol, Inglaterra), em mesa sobre “As reconfigurações da relação público-privado no contexto do Plano Nacional de Educação”, e Victor Luís Porter (Universidade Autônoma Metropolitana do México, México), que debate “Arte e tecnologias: pensando politicas na educação”.

Audiovisual

Uma das novidades desta edição do encontro é a realização da I Curta Anped – Mostra de Filmes de Pesquisa 2015. Nos dias 5 e 6 de outubro serão exibidos nove trabalhos (selecionados a partir de edital) que propiciam a reflexão sobre o uso das ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. Além do Curta Anped, o encontro também conta com o 8º Ciclo de Cinema Anped/Clacso e a VIII Mostra de Videodocumentários Trabalho-Educação.

Acesse aqui a programação na íntegra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.