(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Bolsas para pesquisas com crianças e consumo

seja o primeiro a comentar
28Maio

O Projeto Criança e Consumo, da ANDI – Comunicação e Direitos e do Instituto Alana, inicia a 7ª edição do Concurso de Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso do Programa InFormação. Serão oferecidas sete bolsas no valor de R$ 390,00 mensais durante seis meses. Nesta edição, os projetos deverão focar nos seguintes temas: “Criança, Consumo e Mídia” (3 bolsas); “Publicidade de alimentos e interfaces com a obesidade infantil” (2 bolsas), com abordagem das relações entre a publicidade de alimentos com alto teor de sódio, gordura, açúcar e de bebidas de baixo teor nutricional e o crescente problema da obesidade infantil; ou “Desafios para a autorregulamentação da publicidade” (2 bolsas), com discussão sobre a atuação do setor empresarial no campo da regulamentação da publicidade e dos códigos de conduta definidos pelas empresas.
 
Para Laís Fontenelle, coordenadora de Educação do Projeto Criança e Consumo, o programa é uma maneira de incentivar o debate sobre questões fundamentais na sociedade. “Os impactos negativos da publicidade no desenvolvimento infantil têm sido cada vez mais discutidos pela sociedade como um todo. No Congresso, há vários projetos de lei no sentido de regular essa questão. Pais e mães se engajam cada vez mais em movimentos nesse sentido, buscando refletir e driblar os apelos para o consumo que atingem diretamente seus filhos. Esse é um tema de extrema importância e é muito positivo envolver futuros profissionais nessa discussão”, comenta Lais Fontenelle Pereira, coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo.
 
O Gerente do núcleo de Qualificação da ANDI, Fabio Senne, complementa: “O oferecimento de bolsas para estudantes de graduação tem contribuído para uma cultura de reflexão sobre os diversos aspectos da relação entre a comunicação e a agenda social nas universidades. Na medida em que as universidades começam a ampliar pesquisas nessa área, a formulação e implementação de políticas públicas acerca do tema também se fortalece.”
 
Os projetos podem ser realizados por estudantes de qualquer universidade brasileira, e devem ser produzidos e defendidos até 31 de janeiro de 2012. As inscrições estarão abertas de 20 de maio a 20 de julho através do site www.informacao.andi.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *