(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Desafio em Geografia chega à escola

seja o primeiro a comentar
16jul

Que tal testar os conhecimentos em Geografia, História e atualidades no Desafio National Geographic 2011 – Viagem ao Conhecimento? Os gestores das escolas têm até o dia 29 deste mês para inscrever o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e o 1º e 2º ano do Ensino Médio de sua instituição. Trata-se de uma Olimpíada de Geografia. No ano passado, a disputa reuniu, 460 mil estudantes. Os cinco melhores colocados no país vão ganhar uma viagem turística.

O concurso tem três etapas. Na seleção local, participam todas as séries inscritas, que são submetidas a uma prova. Após o exame, 5% dos estudantes das escolas – aqueles que tiveram melhor resultado – vão para a etapa regional. As provas são feitas na cidade dos inscritos e, depois dela, 20 estudantes de todo o país vão para a etapa nacional.

Para se sair bem, é preciso estudar bastante e ficar atento aos noticiários, procurando compreender os assuntos em discussão. Mas bom conhecimento em atualidades, Geografia e Hstória não é o suficiente. O estudante precisa ter prática em redação, que será cobrada em todas as etapas. Na fase final da edição de 2010, os estudantes tiveram que elaborar uma dissertação sobre os povos indígenas do Amazonas.

O que estudar?

Os principais assuntos que serão contemplados nas provas do Desafio 2011 podem ser pesquisados na matriz de referência, como relações sociedade-natureza, usos dos recursos naturais, sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.

Acesse a matriz de referência

Acesse o site da olimpíada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *