(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Olimpíada de História inscreve até agosto

seja o primeiro a comentar
18jun

Uma nova modalidade olímpica cresce a cada ano no Brasil: a de História. Pelo menos, entre os alunos matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Trata-se da Olimpíada Nacional em História do Brasil, que está em sua terceira edição. Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. As inscrições terminam no dia 9 de agosto.

De acordo com a coordenação, a primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de História. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para equipes de escolas públicas e de R$ 40,00 para equipes de escolas particulares.

Como nas edições anteriores, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, instituição que organiza o evento, vai custear a ida de uma equipe de cada estado brasileiro à Campinas para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.

A olimpíada premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Histórico

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp, concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Museu e da universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores. A 1ª Olimpíada, realizada em 2009, inscreveu mais de 16 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro. No ano passado, a 2ª edição cresceu exponencialmente, tendo grande alcance nacional com mais de 43 mil participantes. A estimativa dos organizadores para 2011 é triplicar a quantidade de participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *