(21) 2220-3300
New here? Register. ×

“Sorrisos e Flores” do Brasil conquista concurso internacional

seja o primeiro a comentar
08maio

cartaz_unesco2010_550x550_

O arquiteto brasileiro Diego Rossi foi o grande vencedor do concurso de cartazes “Cultura Conta”, lançado pela Fellissimo’s Social Design Network e pela Unesco em celebração ao Ano Internacional para a Aproximação das Culturas – 2010. Seu desenho gráfico “Sorrisos e Flores” concorreu com outras 1.187 inscrições de 82 países dos cinco continentes. “Sorrisos e Flores” e outros 29 cartazes serão exibidos, este mês, em exposição durante o Festival Internacional da Diversidade Cultural, na sede da Unesco, em Paris.

O projeto foi o vencedor não só por causa do seu valor artístico, mas também porque representa compromisso e ação inspirados em “Guernica” de Picasso. Enquanto este último foi utilizado para retratar os horrores da guerra, o projeto atual cultiva a empatia, o diálogo e o entendimento. É uma interpretação otimista do objetivo do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas na promoção da compreensão mútua e da paz.

Diego Rossi explica seu trabalho com as seguintes palavras: “a existência de inúmeras diferenças culturais entre povos e nações é inerente ao ser humano. Entendo que essas diferenças não podem ser, por qualquer meio, razão para a intolerância, o desrespeito ou mesmo a beligerância. A coexistência pacífica é fundamental para a longevidade de criaturas bonitas e inteligentes como nós – embora de modo diferente em hábitos, tradições, crenças ou aparência”.

“No meu entendimento a aproximação das Culturas é um movimento que nós, pessoas de todo o mundo, precisamos fazer para atingir elevados níveis de compreensão, tolerância e respeito mútuo. O cartaz se refere à criação dessas grandes conquistas por meio da simplicidade das coisas (como em um sorriso, em uma flor) e que é um trabalho difícil em um mundo duro como o nosso. Sinto-me honrado por ter sido selecionado por essa instituição tão importante como a Unesco como o vencedor do concurso de cartazes e por ter sido compreendido em minhas intenções”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.