(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Adolescentes criam robô: destaque da Feira de Software Livre deste ano

2 comentários
28ago

 Um grupo de estudantes do Ensino Médio da rede de escolas PUC Marista, do Sul do país, causou surpresa e admiração durante a 11º Fórum Internacional de Software Livre, realizado em julho deste ano, em Porto Alegre. Os adolescentes criaram um pinguim robô que ficou ‘passeando’ entre as mais de cinco mil pessoas que acompanham os debates do evento.

Com carcaça de fibra de vidro, o Pinguim continha peças de computadores descartados, como processador Intel de 1 GHz, memória RAM, placa Wi-FI e webcam.  Alimentado por uma bateria de carro, o pinguim robótico era capaz de locomover-se para qualquer direção em 360 graus, captar e emitir sons. Sua autonomia era de 5 horas.

“A gente desenvolveu no curso de robótica adaptações em cima de soluções livre para construir esse robô. A distribuição que criamos permite ver onde o robô está por meio de uma webcams instalada em sua cabeça e enviar comandos de voz e movimentação”, conta Clean Costa, estudante porto alegrense de 15 anos.

Um sistema de sintetização de voz permite ao robô falar qualquer frase digitada por seus controladores no sistema de comando. “Tira a mão daí, tarado” foi a frase mais falada pelo robô, constantemente tocado por curiosos.

“Com projetos como esse fazemos várias pessoas no colégio se interessar por programação, robótica e software livre. O legal de usar uma solução Ubuntu [sistema operacional baseado em Linux] é a simplicidade do sistema e o fato de podermos modificar o sistema do jeito que queremos”, diz o jovem militante da distribuição Linux.

2 thoughts on “Adolescentes criam robô: destaque da Feira de Software Livre deste ano

  1. Parabéns a todos envolvidos no projeto. Fiquei muito contente em ver que na escola ainda se trabalha com programação. Gostaria de obter mais informações para quem sabe implantar um projeto em minha escola. Abraços Professora Ivone Brandt

  2. Fiquei muito feliz com a notícia! Parabéns a Rede Marista e, principalmente, aos alunos e educadores do Marista de Porto Alegre!

    Abraços,
    Kelly Toledano
    (ex-aluna marista do Rio de Janeiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *