(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Aids em história em quadrinhos

5 comentários
04dez

hq-aids

O Colégio Estadual Walter Orlandini, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, sediou, no dia 17 de novembro, a entrega do Prêmio Escola 2009, que visa promover entre os alunos de escolas públicas e privadas do país uma conscientização na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs e Aids) e ao uso de drogas. Em sua oitava edição, os participantes tiveram que criar uma história em quadrinhos com o objetivo de falar sobre o tema. A coordenação recebeu cerca de 1.300 trabalhos de todo país.

Foram selecionados nove produtos. Um dos autores premiados foi o aluno Wildon Odaine dos Santos, de 19 anos, do Centro de Ensino Médio 304 Samambaia, localizado no Distrito Federal. Wildon criou a história “Aids, previna-se”.

Confira o trabalho de Wildon

Cada estudante ganhou uma viagem ao Rio de Janeiro, certificado e um MP3. A promoção do projeto é do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), do UNFPA (Fundo das Nações Unidas para Populações), do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância), do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), e do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.

Veja a lista dos premiados:

– Ensino Fundamental
1. Escola: Caic Professor Gilberto Dalla Vecchia
Professora: Áurea Aparecida Moroti Soave
Aluno: Gabriel Vitor da Silva Ribeiro, 9 anos
História: Certo e Errado
Cidade: Batatais – SP

2. Escola: Escola Municipal Vice Governador Benedito Figueiredo
Professora: Katianne de Oliveira Rezende
Aluno: Paulo Barbosa de Matos Junior, 17 anos
História: Sem nome
Cidade: Itabaiana- SE

3. Escola: EEEM Baltazar de Oliveira Garcia
Professora: Maria Luiza Pradella Ramos
Aluna: William Carvalho da Silveira, 15 anos
História: Pense Bem
Cidade: Porto Alegre – RS

– Ensino Médio
1. Escola: Centro de Ensino Médio 304 Samambaia
Professora: Sueli Souza Feitosa
Aluno:Wildon Odaine P. dos Santos, , 19 anos
História: Aids, Previna-se
Cidade: Samambaia – DF

2. Escola: ETEC Antônio Devisate
Professora: Cláudia Mara P. S. Parolisi
Aluna: Aline Cristina Andriussi Pilla, 17 anos
História: Duda e Mel em Prevenção
Cidade: Marília – SP

3. Escola: EE Prof. Célia Vasques Ferraru Duch
Professora: Susana Rodrigues dos Santos
Aluno: Adriano Mariano Pereira, 17 anos
História: Sem camisinha não rola
Cidade: Taquarivaí – SP

5 thoughts on “Aids em história em quadrinhos

  1. Vejam o livro O Rei Corpo x O Bruxo HIV que está disponível para venda nas versões on line e impressa. Google!
    Abraços!

  2. Achei muito bom o trabalho do Colégio Estadual Walter Orlandini, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, promover entre os alunos de escolas públicas e privadas do país uma conscientização na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs e Aids) e ao uso de drogas é olhar para o futuro com a visão de um empreendedor.

  3. Realmente atualmente o número de pessoas infectadas com tal vírus cresce absurdamente, logo concordo com colega GUTO no ideal de reformulação das midias informativas, assim como informações disponíveis aos profissionais de educação, pois muitos deles ainda não dominam om tema e contribuem para a marginalização do tema.

  4. VAMOS EVITAR AIDS PESSOAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. TENHO VISTO UM TRABALHO EXPOSTO ULTIMAMENTE EM PONTOS DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO QUE COLOCA UM CASAL SE BEIJANDO E ABAIXO DIZ A SEGUINTE FRASE: UM DELES TEM AIDS E O OUTRO NÃO, MAS ELES CONVIVEM COM AMOR E CUIDADOS E NÃO COM O PRECONCEITO…ACHEI FANTÁSTICO!!! ACHO AINDA AS NOSSAS FALAS MUITO PRECONCEITUOSAS…PREVINA-SE CONTRA A AIDS!!! E AÍ? E QUEM JÁ TEM? NÃO TEM CHANCE DE SER FELIZ? E COMO AGIR? COMO ELE SE SENTE QUANDO LÊ ESTE TIPO DE MENSAGEM? PARECE ME UM POUCO “E FORAM FELIZES PARA SEMPRE”… NÃO TIVERAM FILHOS, VARIZES, DORES, DOENÇAS , BRIGAS, SOGRAS,….COMO CONTINUA A HISTÓRIA DE QUEM ADQUIRIU POR QUE A CAMISINHA ARREBENTOU??? AH..LAMENTAMOS MAS AINDA NÃO PENSAMOS NISTO….
    CONVERSANDO COM PSIQUIATRAS E INFECOTOGISTAS, POIS PARTICIPO DE ALGUNS GRUPOS DE APOIO, FAÇO TERAPIA E OUTROS MAIS, ELES ME DISSERAM QUE NINGUEM ESTÁ MUITO PREOCUPÁDO MAIS COM A AIDS, POIS TEM OS RETROVIRAIS, NÃO MAIS SE APOSENTA, PODE TRABALHAR NORMALMENTE. OS IDOSOS (EU CONHEÇO PESSOALMENTE) ACHAM QUE ESTÃO IMUNES E COM ISTO O NÚMERO DE MULHERES QUE SE SEPARARAM OU FICARAM VIÚVAS AUMENTOU O NÚMERO DE INFECTADAS. TEMOS DE REFORMULAR ESTA FALA DA CAMISINHA, DROGAS, DOENÇAS CONTAGIOSAS QUE AINDA MATAM MAIS QUE A AIDS NO MOMENTO (HEPATITE, HPV, CODILOMA (GRAVES CASOS), E UMA INFINIDADES DE PROBLEMAS SOCIAIS COMO A GRAVIDEZ DE JOVENS DESPREPARADAS, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (COMO SACRIFICAR NO ABORTO?). ESTÁ NA HORA DE REFORMULARMOS A NOSSA MÍDIA URGENTEMENTE. O PRECONCEITO É A MAIOR PRAGA, COMO A MÍDIA A MAIOR CAUSADORA DE INÚMEROS PROBLEMAS SOCIAIS (QUEM TEM BUNDA SAI NAS PRIMEIRAS PÁGINAS E EMITE OPINIÕES E VIRAM SÍMBOLOS E CELBRIDADES DA NOITE PARA O DIA….NÃO QUERO SER AQUI NENHUM DESISTIMULADOR E NUNHUM CRÍTICO MORDAZ QUANTO AO TRABALHO APRESENTADO. APENAS JÁ PASSAMOS DESTA FASE E TEMOS QUE ACOMPANHAR A PRÓXIMA QUE ESTÁ AÍ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *