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Brasil na final do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

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12set

Cerca de 500 docentes de 61 países apresentarão, em outubro, na Cidade do Cabo, África do Sul, projetos que utilizam a tecnologia como forma de contribuir para a melhoria da Educação no mundo. Eles estão concorrendo à final mundial da 5ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. Professores de três escolas brasileiras – duas do Espírito Santo e uma do Rio de Janeiro – estão na disputa. São elas: Escola Estadual Professor Francisco Coelho Ávila Júnior (ES), Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão (ES) e Colégio Pedro II (RJ).

A competição reconhece os educadores que utilizam a tecnologia em sala de aula para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em sua escola. “A educação é fundamental para o desenvolvimento social de qualquer nação e os educadores têm o poder de moldar e incentivar o talento de nossos estudantes que serão os futuros líderes a impulsionar o avanço em nossa região”, destaca Francisco Moises, diretor de educação da Microsoft para a América Latina.

Saiba mais sobre o prêmio

Conheça os projetos:

– Projeto Escola nas nuvens – Soluções Inovadoras na Educação
E.E.E.F.M. Prof. Francisco Coelho Ávila Júnior
Cachoeiro de Itapemirim – ES

Trabalhando com o conceito tecnológico de computação nas nuvens, alunos e professores ganham independência de discos físicos como CDs, HDs e pen drives, por meio da utilização das ferramentas do Windows Live. O projeto da professora Adriana Silva de Oliveira quebra fronteiras na medida em que educadores, alunos e comunidade escolar participam acessando o blog, postando novidades, interagindo nas redes sociais e socializando o conhecimento adquirido. Além disso, o trabalho visa possibilitar a co-autoria, autonomia e expressão pessoal, conceitos e serviços da internet de forma dinâmica e colaborativa.

– Projeto Água, Terra, Fogo e Ar – A ecologia através dos filmes de animação
Colégio Pedro II
Rio de Janeiro – RJ

Realizado pelos alunos do 7º ano, o projeto baseado na aprendizagem cooperativa e na troca e construção do conhecimento, consiste na criação de filmes de animação em stop motion, sobre o tema Ecologia Urbana. O trabalho interdisciplinar utiliza a linguagem audiovisual e aborda disciplinas como Ciências, Geografia, Português, Artes, Desenho e Informática Educativa. O professor Siddharta Fernandes é o responsável pelo projeto.

– Projeto Campo Sustentável
Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão
Vila Pavão – ES

Voltado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, esse projeto da professora Edilene Rodrigues tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimentos, onde os alunos da zona rural aprendem sobres as TICs e têm a possibilidade de ensinar seus pais, a maior parte agricultores, a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.

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