(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Melhor remédio é prevenir

seja o primeiro a comentar
04out

Projeto – Drogas, o melhor remédio é prevenir
Instituição – Escola de Ensino Médio Francisco Vieira Cavalcante
Localização – Ceará

Situada em uma comunidade que enfrenta problemas com drogas, a Escola de Ensino Médio Francisco Vieira Cavalcante, em Pedra Branca, no Ceará, resolveu utilizar diferentes atividades pedagógicas para enfrentar a situação. Um exemplo é o projeto Drogas, o melhor remédio é prevenir, lançado em 2008.

“O projeto tem um caráter interdisciplinar, almejando envolver os professores de todas as áreas do conhecimento, junto aos alunos, com o apoio da equipe gestora da escola”, explica a diretora, Aurilene Pereira Silva. De acordo com ela, o projeto visa não só conscientizar sobre os males causados pelas drogas como também demonstrar que a vida tem muito mais a oferecer, de modo a evitar o primeiro contato do jovem com os entorpecentes. “É um passo pequeno, porém muito importante para amenizar os grandes problemas causados pelo uso de drogas entre nossos jovens e adolescentes”, enfatiza a diretora.

Segundo Aurilene, o primeiro passo foi adequar o conteúdo e as atividades à faixa de idade mais propícia ao nível de compreensão dos alunos. Foram organizados grupos de estudantes para atuarem na escola e na comunidade como protagonistas de conscientização para a prevenção e o combate às drogas. Além disso, os professores relacionaram o conhecimento a questões de cunho social derivadas do uso de drogas, tais como a violência.

No ano do lançamento do projeto foram realizadas muitas atividades tendo a prevenção como foco: seminários, vídeos, confecção de cartazes, leitura de livros, e trabalhos em sala de aula são algumas delas. “Ex-usuários de drogas fizeram palestras, dando depoimentos fortes para os jovens, que tocaram muito. Também deram dicas para os professores sobre formas de abordar os temas”, destaca Aurilene.

Ela esclarece que, de lá para cá, o projeto teve continuidade, embora não com a mesma ênfase. Em 2009, a escola criou o blog Jovem e Consciente. O responsável é o professor Antonio Claudiano Matias, coordenador do Laboratório de Informática da escola. E em 2010, o tema das drogas tem sido abordado pelos professores em trabalhos na sala de aula, fazendo parte da feira de ciências. “As drogas eram uma realidade muito distante, mas estão cada vez mais fortes”, acredita a diretora.

Fonte – Jornal do MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *