(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Pensamento Negro Contemporâneo: o curso

seja o primeiro a comentar
15ago

Projeto: Pensamento Negro Contemporâneo
Instituição: Universidade de Brasília (UNB)
Localização:  Brasília

Na próxima semana, a Universidade de Brasília estará de portas abertas aos interessados em estudar a história do movimento negro no país. Temas como racismo, resistência negra, cultura e identidade, políticas de ações afirmativas e representação social serão abordados no curso Pensamento Negro Contemporâneo, promovido pelo Núcleo de Promoção da Igualdade Racial da UnB. A disciplina é gratuita e oferecida desde 2006 aos alunos de graduação como módulo livre e como curso de extensão aos funcionários da UnB, docentes da rede particular e privada, universitários de outras instituições e estudantes do Ensino Médio.

Edson Cardoso, um dos professores, propõe uma revisão da abolição da escravatura até a atualidade. Autores como Lima Barreto, Guerreiro Ramos, Abdias Nascimento e Muniz Sodré constam na bibliografia. Os estudantes de Cardoso também acompanham a mídia e debatem filmes e documentos sobre os negros.

“A diversidade de matrículas possibilita discussões ricas. A aula não é propaganda do ativismo nem se direciona apenas aos negros e cotistas. Nós traçamos a sequência do pensamento histórico por meio de leituras. É importante valorizar uma tradição que normalmente é desconhecida pela academia. Estudamos a cultura negra a partir da literatura, da sociologia e da política”, conta Cardoso.

Contato – www.unb.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.