(21) 2220-3300
New here? Register. ×

A criança… por ela mesma

8 comentários
Publicado em Matérias
05mar

Portraits – Autoportraits é o nome do projeto que o cineasta francês Gilles Porte idealizou. A proposta é interessante. Ele convidou 80 crianças, com idade entre três e seis anos, de vários cantos do planeta que ainda não sabem ler nem escrever, para desenhar num vidro o que elas desejassem.

A produção foi feita em comemoração aos vinte anos da assinatura da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças, do Unicef. De acordo com Gilles, não houve nenhuma interferência de adultos e ninguém conduziu os pequenos nos desenhos. Depois de prontos, foi feita uma animação com os desenhos de cada criança. A produção foi exibida pela TV5 Monde, de Paris.

Confira o resultado:

Asemalhe, 4 anos
África do Sul

Aung Sat Pai Soe, 5 anos
Birmânia

Caroline, 3 anos
Cuba

Cecoline, 3 anos
Índia

Dana, 5 anos
Palestina

Elior, 6 anos
Israel

Enise, 5 anos
Turquia

Harriet, 4 anos
Canadá

Hugues, 4 anos
Madagascar

Ikram, 6 anos
Marrocos

Jacinta, 5 anos
Austrália

Josua, 5 anos
Ilhas Fidji

Kiara, 4 anos
Alemanha

Leonardo, 3 anos
Itália

Losurum, 5 anos
Kenya

Malo, 5 anos
França

Manuela e Daniela, 7 anos
Colômbia

Sebastian, 4 anos
Argentina

Oto, 5 anos
Japão

8 thoughts on “A criança… por ela mesma

  1. devemos incentivar as crianças a fazerem suas produções artísticas por elas mesmas, concordo com o autor, mas é muito difícil pois as crianças de hoje estão na era digital e o trabalho manual nem sempre interessa. Eu acho que além de professor especializado de Artes os governos deveriam dar mas condições físicas e materiais para que se possa desenvolver um bom trabalho e as crianças se sintam motivadas para aprender tal disciplina.

  2. Só uma correção: pelo que li no site original do projeto as crianças foram convidadas a DESENHAREM A SI MESMAS. O que torna ainda mais interessante essa iniciativa de Gilles Porte!
    Abs cordial, Rz Oliveira

  3. Lindíssimo trabalho!!! Como o ser humano é criativo, é capaz e quando quer produz!!! Senti uma vontade enorme de fazer isto com meus alunos, mesmo sendo maiores. Dá tb um resultado maravilhoso. Parabéns para todos. Como me sinto mais feliz vendo este tipo de trabalho e saber que muitas pessoas lutam por um mundo melhor, mais justo, em que há lugar para todos.

  4. Sou Professora num Projeto de Educação Integral e tenho um ateliê de Educação para as mídias.
    Quero mais informações para conseguir fazer animações como essas para as crianças que trabalho.
    Parabéns pelo belo trabalho de vocês e tudo de bom.

  5. Uma coisa linda e emocionante de se ver. Todos focados no seu desenho, pensando, refletindo e realizando… As animações são muito boas. Com senso de humor e delicadeza. Adorei!

  6. Nossa eu gostei demais…. É muito interessante ver como as crianças ficam concentradas executando suas produções, e como cada um apresenta uma maneira própria de se expressar. As animações também são ótimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.