(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Acessibilidade: guia para produtores

seja o primeiro a comentar
01jul

Por Marcus Tavares

Dados do Censo Brasileiro de 2010 apontam que há, no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas com deficiências auditivas e visuais. Público que muitas vezes é esquecido por produtores, distribuidores e profissionais de comunicação que não levam em conta, na pós-produção, técnicas que possibilitariam a inclusão de todos. Na defesa das crianças e jovens portadores de tais necessidades, o projeto Filmes que Voam (www.filmesquevoam.com.br) lançou, na abertura da 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Guia de cinema e vídeo para cegos e surdos.

faça o download do guia aqui

“Este guia não pretende reinventar a roda. A proposta é organizar recomendações de forma sintética e disseminá-las para que possam virar uma rotina possível dentro de cada produtora. Dá para começar de forma simples e direta, evoluindo aos poucos. Pequenas tarefas nos levarão a produzir e distribuir filmes mais acessíveis”, explica Chico Faganello, coordenador do site que reúne boa parte dos filmes já exibidos pela mostra.

Na abertura do evento, Chico anunciou também a nova seção do site: o Canal Muito Especial,  com 15 filmes com Libras e outros 15 com autodescrição. “Até o final do ano, vamos incorporar ao acervo outros curtas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *