(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Bicho papão no museu

seja o primeiro a comentar
Publicado em Matérias
11jan

Foi inaugurado, em dezembro de 2012, em Nova York, o Museu Nacional de Matemática (MoMath – The National Museum of Mathematics), que pretende atrair crianças, jovens e adultos. “Não há nada no mundo que não tenha sido melhorado pela matemática. A matemática é divertida, bonita e importante para a obtenção de um bom trabalho nos dias de hoje”, afirma Glen Whitney, diretor executivo do MoMath.

A proposta do museu é fazer com que os visitantes entendam a evolução da natureza criativa, humana e estética da matemática. Ao garantir o “compromisso de fazer o possível para melhorar e avançar a educação da matemática”, o museu também oferece programas educativos para alunos que vão da pré-escola ao ensino médio.

A experiência começa previamente na sala de aula, quando os professores recebem atividades específicas para desenvolver com os estudantes antes da visita ao museu. Assim que chegam no MoMath, exploram, na prática, as mais de 30 exposições e espaços interativos. No roteiro estão, por exemplo, a experiência de pedalar um triciclo de rodas quadradas ou conhecer uma área dedicada à exposição de objetos de diferentes formatos geométricos transversais tridimensionais.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Glen disse que boa parte dos 30 brinquedos e jogos que ocupam os dois andares do museu podem ser utilizados tanto pelos adultos quanto pelas crianças. “Elas são muito sensíveis aos hábitos dos adultos. Se os pais se sentem intimidados ou desprezam matemática, é difícil não influenciar os filhos”, conta.

Conheça mais no site www.momath.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.