(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Uma boa ideia

seja o primeiro a comentar
26jan

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz. O objetivo é promover o conhecimento sobre o papel essencial que a luz desempenha na vida humana e reiterar algumas datas científicas importantes que têm a ver com o tema. Em 2015, completam-se, por exemplo, 100 anos da teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E os 110 anos da explicação do efeito fotoelétrico, também de Einstein e que lhe valeu o Nobel da Física de 1921. “Um Ano Internacional da Luz é uma oportunidade tremenda para garantir que os políticos tomam consciência dos problemas que a tecnologia da luz pode resolver”, sublinhou o presidente da comissão para a celebração do Ano Internacional da Luz, John Dudley.

Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) prepara diversas atividades específicas sobre o tema da luz para 67ª Reunião Anual da SBPC – a se realizar no período de 12 a 18 de julho de 2015 nas dependências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no município de São Carlos, a 230 quilômetros da capital paulista. Dentre as atividades previstas para as comemorações destacam-se palestras com renomados cientistas nacionais e internacionais; aulas sobre luz e suas aplicações; atividades de treinamento de professores de Ciências – aulas práticas de ótica no Ensino Fundamental e Médio.

Um dos destaques dessas atividades é que nos programas de treinamento de professores, que deve contar com a parceria do Ministério da Educação (MEC), serão utilizados kits de óptica (kits de óptica dos raios de luz; de óptica física; de cores e sensações; e ondas e seus efeitos) – previstos para serem lançados este mês, em comemoração ao ano da luz. Será realizado também treinamento sobre o kit de astronomia. Outra importante atração prevista para o Ano Internacional da Luz, dentro da programação da Reunião Anual da SBPC, é a atividade “Ensino de óptica para deficientes visuais”. Nesse caso, a Equipe do Grupo de Óptica apresentará os materiais, em fase de desenvolvimento, para ensinar óptica aos deficientes visuais.

Acompanhe http://www.luz2015.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *