(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Cota de tela de filmes nacionais

seja o primeiro a comentar
30jan

Poucos, talvez, saibam, mas o Brasil, desde a década de 30, estabelece todos os anos a Cota de Tela. Trata-se de um decreto presidencial que determina a quantidade de filmes nacionais devem ser exibidos pelas salas de cinema de todo o país. 

Os números da Cota de Tela para 2011 foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos feitos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) após a realização de audiências com entidades representativas de produtores, exibidores e distribuidores da indústria cinematográfica, realizadas ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2010.

Ao longo de 2011, dependendo do número de salas de exibição do complexo, os cinemas terão que exibir, no mínimo, entre 3 e 14 filmes nacionais diferentes. Desde o ano de 2005 anos a quantidade de títulos obrigatórios variava de 2 a 11 filmes. Já o período mínimo de exibição de filmes nacionais foi fixado em 28 dias para cinemas de uma sala.

O aumento da diversidade mínima de títulos é compatível com o crescimento no número anual de lançamentos nacionais, que era da ordem de 30 títulos em 2001, e alcançou o número de aproximadamente 80 títulos no biênio 2009-2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.