(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Cultura para portadores de deficiência

seja o primeiro a comentar
21fev

Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Ministério da Cultura vai oferecer o 1º Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência. O curso visa à formação de especialistas para atuarem na elaboração e aplicação de políticas públicas voltadas ao acesso à Cultura para portadores de deficiência. As inscrições podem ser realizadas no site da UFRJ até o dia 1º de março. Este é o primeiro curso público em formato de Pós-Graduação, no país, no campo das políticas culturais acessíveis para pessoas com deficiências.

A realização do curso vem a atender o compromisso do Ministério da Cultura (MinC) com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC) e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que estabelecem a necessidade do desenvolvimento de ações governamentais de promoção da fruição cultural para pessoas com deficiência.

O público alvo da especialização são os gestores públicos, funcionários e professores de universidades públicas, integrantes de Pontos de Cultura e Organizações Não Governamentais que trabalhem com o tema. Estão sendo oferecidas 42 vagas direcionadas a candidatos de todo o país. O curso tem duração de nove meses e carga horária de 360 horas, distribuídas em 40 horas semanais. A periodicidade das aulas será de uma semana por mês, para viabilizar a participação de pessoas de outras cidades e estados.

O conteúdo programático do curso traz palestras com cerca de 40 especialistas na área e disciplinas de audiodescrição, braile, libras, desenho universal, web acessível, prática de montagem de exposição acessível, entre outras. No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o aluno sairá com a proposta de política cultural de acessibilidade para a sua instituição.

Informações pelo endereço:acessibilidadecultural@medicina.ufrj.br, ou pelo telefone (21) 2562-6506.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *