(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Futebol e livros

seja o primeiro a comentar
Publicado em Matérias
18mar

A criação literária sobre o esporte-paixão do país da Copa volta a campo com o projeto “Brasil, Futebol e Livros” que a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta de 18 a 20 de março. A série de encontros, em sua segunda edição, colocará 13 escritores em diálogo com o público leitor e apreciador das letras e do futebol em seis sessões, com entrada franca.

A nova temporada do projeto mantém o propósito de atrair a atenção do público para uma compilação relevante e colecionável da recente produção editorial sobre futebol. Para esta edição, foram escalados escritores que pouco ou nunca participaram de encontros literários sobre o tema, autores de livros recém-lançados – caso de Clara Albuquerque, de “Os Sem-Copa” e de Beatriz Farrugia e Murilo Ximenes, dois dos quatro autores de “1950: O preço de uma Copa” –, e ainda responsáveis por obras que estavam esquecidas ou por grandes referências do gênero, como a dupla João Máximo e Marcos de Castro, do fundamental “Gigantes do Futebol Brasileiro”.

Os encontros terão a participação, como mediadores, do radialista e produtor Edison Viana, criador e curador do projeto; do historiador e antropólogo dedicado ao futebol, Marcos Alvito; do editor Rodrigo Ferrari (da livraria Folha Seca, especializada no assunto); do jornalista da revista Piauí, Rafael Cariello; e da jornalista Cristina Dissat, editora do site ?mdejogo.com.br, dedicado à prestação de serviços de informação ao torcedor.

Serão realizados, diariamente, dois debates, às 17h30 e às 19h30, sempre no Cinema 2 da Caixa Cultura do Rio. As senhas serão distribuídas meia hora antes do início. O espaço fica na Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca) – Rio de Janeiro – RJ. Mais informações: (21) 3980-3815.

Confira a programação

18/03, às 17h30 – A escrita
Clara Albuquerque (autora de “A Linha da Bola” e do recém-lançado “Os Sem-Copa”), e Rodrigo Viana (autor de “A Bola e o Verbo – O Futebol na Crônica Brasileira”), falam sobre a escrita do futebol contando o trabalho de pesquisa, produção de texto, gêneros e estilos narrativos adotados por eles e por grandes escritores no histórico da literatura de futebol brasileira.

19h30 – A paixão
Arthur Muhlenberg com sua produção editorial sobre o Flamengo (“Manual do Rubro-Negrismo Racional”, entre outros) e Rafael Casé com sua obra dedicada ao Botafogo (“Como esta estrela veio parar em meu peito”) falam sobre a paixão pelo futebol.

19/03, às 17h30 – O torcedor
O torcedor é o tema de encontro que reúne autores de duas obras pertinentes na re?exão sobre amores e ódios que o futebol desperta: Bernardo Buarque de Hollanda, de “O clube como vontade e representação: O Jornalismo Esportivo e A formação das torcidas organizadas”, e Rosana Teixeira, de “Os perigos da paixão”.

19h30 – A ficção
A ficção é o enfoque da conversa com Sérgio Rodrigues, escritor do romance “O drible”, e José Roberto Torero, que entre muitos livros relacionados ao futebol é autor de “Nove contra o Nove” e o infantil “Uma História de Futebol”.

20/03, às 17h30 – A Copa
Gisella Moura, de “O Rio corre para o Maracanã”, Beatriz Farrugia e Murilo Ximenes, dois dos quatro autores do novíssimo “1950: O preço de uma Copa”, falam sobre os investimentos e preparativos feitos 64 anos atrás para a primeira Copa do Mundo no Brasil, o que certamente dirá muito sobre a realização do torneio neste 2014 e o momento atual do país.

19h30 – O craque
João Máximo e Marcos de Castro, autores de “Gigantes do Futebol Brasileiro” se reúnem para falar sobre a figura do “craque” no futebol, no Brasil.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.