(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Gui: o novo integrante da turma do Planeta

seja o primeiro a comentar
21mar

Conheça o site movimentodown, criado por Maria Antônia Goulart
Assista ao vídeo da Down Syndrome International
Deficiência intelectual: o conceito
Governo abre consulta pública para produção de manual sobre down
Síndrome de down: dicas para professores e responsáveis

Mostrar a inclusão pelo outro lado. Este é o objetivo do Gui, o novo personagem da Turma do Planeta, criado pela jornalista Silvana Gontijo, presidente do Planetapontocom, que chega agora à turminha, composta por sete crianças/adolescentes que dão vida a livros, sites e jogos. Destinados ao Ensino Fundamental, os conteúdos da turma trabalham com a pluralidade étnica, cultural e religiosa da sociedade brasileira, ensinando Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Meio Ambiente e Geografia.

“Gui é um garoto de sete anos que tem síndrome de down, toca cavaquinho e possui uma grande sensibilidade e bom humor. Assim como os demais integrantes da Turma do Planeta, ele estuda na EM PAZ, Escola Municipal Planeta de A a Z, que acaba de se tornar inclusiva. Gui é, na verdade, inspirado em um parente de minha família, o Dudu do cavaco, Resolvi criar este personagem depois de ter sido instigada pelas pesquisas e determinação da advogada Maria Antônia Goulart, que é mãe de uma menina portadora da síndrome de down”, explica Silvana Gontijo.

Por meio do Gui e suas histórias, Silvana quer suscitar o tema da síndrome de down, destacando o potencial das crianças portadoras, promovendo a inclusão e diminuindo os preconceitos na sociedade e, principalmente, na sala de aula. “O processo de criação do Gui foi de grande aprendizado. Entrei em contato com vários especialistas e mães de crianças. Pude perceber o quanto o tema vem sendo estudado por responsáveis e educadores que estão frente a frente com a questão. Por isso, resolvemos lançar o personagem hoje, dia 21, no Dia Internacional da Síndrome de Down. Uma homenagem do Planetapontocom”, conta Silvana.

Pra valer, Gui estreia no próximo livro da jornalista: Queimando as Pestanas, o quatro livro da série da Turma do Planeta. O lançamento está previsto para agosto deste ano. Mas antes já será possível conhecer mais um pouco sobre o novo personagem no site da Turma do Planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.