(21) 2220-3300
New here? Register. ×

HQs também se aprende na escola

1 comentário
20out

 

Aprender a fazer uma história em quadrinhos enquanto lê uma história em quadrinhos? Essa é a proposta de Quadrinhos – Guia Prático, publicação da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio – MultiRio que começa a ser distribuída às escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro e às salas de leitura póo. O objetivo da publicação é auxiliar professores e os alunos no desenvolvimento de atividades em sala de aula que utilizem a linguagem dos quadrinhos.

Leia a entrevista com o professor Waldomiro Vergueiro, da USP, especialista em HQs
clique aqui

O guia prático apresenta os principais conceitos utilizados na criação de histórias em quadrinhos (HQs), como o tempo da narrativa, o uso de balões e letras, o desenho de personagens e a elaboração de roteiros. Além da seção Trocando Ideias, que apresenta curiosidades e técnicas, e um passo a passo para o aluno desenvolver uma HQ.

Para a professora Cleide Ramos, presidente da MultiRio, a publicação investe no surgimento de novos talentos nas escolas. “Em um fascículo de metalinguagem como Quadrinhos – Guia Prático, é possível exercitar a arte das HQs em processos criativos, quando novos talentos poderão surgir e, se estimulados, ser bem-sucedidos. Mais ainda, esta publicação poderá favorecer mestres e alunos no exercício da visão crítica para a leitura do mundo atual”, afirma.

Hoje, alguns desenhos criados por alunos já estão presentes nas edições bimestrais dos boletins O Tagarela e Entre Jovens, produtos produzidos pelos estudantes da rede municipal de ensino do Rio que são distribuídos nas escolas pela MultiRio. De acordo com Cleide, em breve a será lançado um curso de capacitação sobre HQs para as escolas municipais.

Um comentário sobre... “HQs também se aprende na escola

  1. Boa noite,
    Sou pedagoga e trabalho com atendimento socioeducativo, na formação de professores e agentes educacionais, me interessei muuuuiiito pelo material citado nesta matéria.
    Será que vocês poderiam me enviá-lo?
    Se sim, meu endereço é: Rua José Fidêncio dos Santos, 30 casa 10, bairro Bosque dos Ipês cidade São José dos Campos – SP CEP: 12236-879

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.