(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Já somos 244 milhões

seja o primeiro a comentar
31out

Falado por 244 milhões de pessoas em todo o mundo, o português é a sexta língua mais expressiva do globo. É a quinta mais usada na Internet e a terceira nas redes sociais, como Facebook e Twitter. E as expectativas são otimistas. Calcula-se que nos próximos cinco a dez anos a Língua Portuguesa seja a língua de 300 milhões de pessoas. As estatísticas são do Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal. O assunto é tema da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que está sendo realizada esta semana em Lisboa, Portugal.

“Com uma população jovem em grande crescimento [nos países lusófonos], há uma previsão de um aumento significativo dos falantes dentro de cinco a 10 anos. A performance no mundo digital se deve a população jovem que fala português e cresce a cada ano”, explica Ana Paula Laborinho, presidente do Instituo da Cooperação e da Língua.

A conferência reúne importantes pesquisadores e especialistas da Língua Portuguesa. E antecede reuniões políticas e um conselho dos ministros dos Negócios Estrangeiros, durante o qual será adotado um Plano de Ação de Lisboa – à semelhança do Plano de Ação de Brasília, que em 2010 definiu a internacionalização da língua portuguesa como o objetivo comum dos países lusófonos.

O mapa dos portugueses

Falado nos cinco continentes, o português é a língua oficial de oito países: Angola (19,8 milhões de habitantes), Brasil (194,9 milhões), Cabo Verde (496 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (23,3 milhões), Portugal (10,6 milhões), São Tomé e Príncipe (165 mil) e Timor-Leste (1,1 milhões). Contudo, só nos casos de Portugal e do Brasil é contabilizada toda a população como falante de português. Em Timor-Leste, por exemplo, apenas 20% dos habitantes falam português, enquanto na Guiné-Bissau são 57%, em Moçambique 60%, em Angola 70%, em Cabo Verde 87% e em São Tomé e Príncipe 91%, revelam os dados do observatório.

Por outro lado, é preciso contabilizar também as diásporas, que, todas juntas, ascendem a quase 10 milhões de falantes de português, incluindo os 4,8 milhões de emigrantes portugueses e três milhões de brasileiros, segundo dados de 2010. A língua portuguesa é ainda falada em locais por onde os portugueses passaram ao longo da História como Macau, Goa (Índia) e Malaca (Malásia).

Segundo o Observatório da Língua Portuguesa, o português é a língua mais falada no hemisfério sul, com 217 milhões de falantes em Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Entre as línguas europeias, o português surge como a terceira mais falada e um estudo da Bloomberg considera-o a sexta língua do mundo mais utilizada nos negócios.

Números da nuvem

Na Internet, a importância do português tem vindo a crescer, sendo hoje o quinto idioma mais utilizado, por 82,5 milhões de cibernautas, segundo o s
ite Internet World Stats. O número de utilizadores da Internet em português aumentou 990% entre 2000 e 2011, mas nesse ano ainda só representava 3,9% do total de cibernautas e 32,5% do total de falantes de português no mundo, o que permite antever que ainda tenha muito por onde aumentar.

Já no Facebook, o português é a terceira língua mais usada, por 58,5 milhões de utilizadores, a seguir ao inglês (359 milhões) e ao espanhol (142 milhões). Além disso, a língua portuguesa foi a que mais cresceu naquela rede social, com um aumento de mais de 800% entre 2010 e 2012. Também no Twitter, o português é a terceira língua mais usada, representando 12% do total detweets enviados, a seguir ao inglês (39%) e ao japonês (14%).

Todos estes números tenderão, no entanto, a mudar, à medida que muda o mapa do português no mundo. Segundo estimativas do Governo português, tendo em conta a evolução demográfica, até 2050 o número de pessoas no mundo a falar a língua de Camões deverá aumentar para 335 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.