(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Jornal da Galera

seja o primeiro a comentar
19ago

O jornal brasileiro Gazeta do Povo,  do Estado do Paraná, lançou no dia 18 de agosto, em seu canal de TV online, o Jornal da Galera. Segundo a publicação, o programa “é uma forma diferente de contar os principais destaques do jornal Gazeta do Povo usando uma linguagem que facilite o entendimento das crianças”. O programa é exibido de segunda a sexta, às 9h10.

Assista ao vídeo

Na avaliação da professora e jornalista, Juliana Doretto, o que poderia ser uma boa e inovadora ideia tornou-se num caldeirão de lugares-comuns sobre a infância. Em seu blog ‘O Jornalzinho’, Doretto analisa o programa: “com tom professoral, uma jornalista senta-se atrás de uma bancada, com cenário colorido ao fundo, e comenta notícias da edição do dia do jornal, acompanhada todo o tempo de uma música instrumental que lembra as que tocam em brinquedos para crianças menores. Enquanto fala, a apresentadora levanta as páginas do diário, e a câmera fica estática, num plano médio, que mostra a jornalista e a bancada. Ou seja, não há close no jornal, nem uma imagem de cobertura, com um infográfico ou um detalhe da página impressa”.

Segundo Doretto, que faz doutorado em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova Lisboa, para além das deficiências de formato e gráficas, a fala da apresentadora lembra a de uma professora que explica aos alunos o que eles vão encontrar no jornal — como se eles nunca tivessem folheado um jornal na vida.

“E a apresentadora faz comentários gerais sobre as notícias, que não vão nada além do que elas viram quando assistiram ao telejornal com os pais. Para fechar, segue uma série de “ordens” e sugestões para as crianças: ‘pergunta [pro pai e pra mãe]; ‘sempre que você perder um jogo do seu time favorito, você pode ler a ‘Gazeta Esportiva’’; ‘você vai descobrir que o mundo dos esportes é muito bacana’… — como se a criança fosse um tábua rasa, sempre ansiando por conselhos do que e de como fazer”.

Conheça o Blog O Jornalzinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *