(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Jovens e política

seja o primeiro a comentar
24abr

Como aproximar os jovens da política? Nos dias de hoje, trata-se de uma tarefa árdua. Uma boa dica é instigá-los a participar do projeto Parlamento Jovem Brasileiro, que completa a décima edição neste ano. Oferecido pela Câmara dos Deputados, o programa é uma oportunidade para que os adolescentes, de escolas públicas, técnicas e particulares, possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O projeto de 2013 será realizado entre 22 e 27 de setembro, reunindo estudantes de todos os estados.

Para participar, o interessado tem que estar matriculado no 2º ou 3º anos do Ensino Médio ou no 2,º 3º ou 4º do Ensino Técnico (escola pública ou particular). O estudante tem que escrever um projeto de lei, a partir da realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas. Os projetos podem abordar temas nas áreas da agricultura, meio ambiente, saúde, segurança pública, economia, emprego, defesa do consumidor, educação, esporte e turismo.

As inscrições estão abertas até o dia 14 de junho. O projeto deve ser apresentado na secretaria da escola do estudante, com a ficha de inscrição e a documentação exigida. Há duas etapas de seleção: a primeira fica a cargo das secretarias de Educação de cada estado. A segunda será realizada por uma comissão da própria Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 estudantes de todo o Brasil por mérito dos projetos elaborados. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de Deputados Federais.

Para mais informações acesse o manual do Parlamento Jovem 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.