(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Nave: de olho na pegada ecológica

seja o primeiro a comentar
Publicado em Matérias
18jun

A Semana do Meio Ambiente, celebrada no início de junho, fez parte do calendário letivo de várias escolas do país. O objetivo era um só: conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. No Colégio Estadual José Leite Lopes – Nave -, no Rio de Janeiro, os alunos participaram de uma série de atividades comandada pelo Grupo Naverrrrr. Constituído por professores, o grupo tem como eixo principal a sustentabilidade e a busca de ações que visam à redução da pegada ecológica da própria escola, do impacto que a instituição causa no meio ambiente. Cada letra r do grupo representa uma ação de ajuda ao planeta. As cinco letras significam: reduzir, reutilizar, reciclar, rejeitar e repensar.

Segundo Davi Rodrigues, aluno do 1º ano do Ensino Médio, as atividades proporcionaram aos estudantes um maior e melhor entendimento da conservação do meio ambiente. Em uma das dinâmicas, os alunos foram incentivados a doarem roupas, livros e brinquedos. Por cada peça doada, eles recebiam um valor correspondente em ‘verdinhas’, moeda criada pela escola. Cada objeto tinha seu valor em ‘verdinhas’ de acordo com seu estado de conservação.

As ações da Semana do Meio Ambiente foram apoiadas pelo departamento de midiaeducação da escola. Segundo o responsável, professor Winston Sacramento, a ideia da produção de um boletim informativo sobre o tema, realizado para o evento, terá continuidade.

O que é Naverrrrrde?

“É um grupo que reúne pessoas em torno de um conceito que pode mudar a vida radicalmente na Terra, revertendo ou, pelo menos, não agravando a situação dramática das criaturas marinhas, das populações ribeirinhas, das comunidades urbanas. Sustentabilidade. Tudo a ver com consciência. Somos professores, educadores, pesquisadores e temos a pretensão, sim, de revolucionar as cabeças fantásticas dos alunos do Nave. Revolucionar problematizando, fazendo refletir e propondo mudanças de atitude a serem levadas na bagagem enquanto houver vida. Apesar de nosso foco ser, num primeiro momento, o ambiente escolar, a idéia é, através de nossos alunos, germinar esperança nas almas verdinhas espalhadas por aí”, explica a Ana Paula Mogetti, professora de História do Nave e uma das integrantes do grupo.

Criado em agosto de 2010, o Naverrrrrde reúne oito professores. A proposta, na prática, é mudar a postura dos alunos frente ao meio ambiente. “Em geral, por exemplo, eles não pensam em reduzir ou reaproveitar o lixo. Tentamos mudar a postura, mexer no pensamento em geral. Propomos também mudanças para a própria escola, como a redução de copos descartáveis”, conta Ana Paula.

Visite o blog do grupo: http://naverrrrrde.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.