(21) 2220-3300
New here? Register. ×

#Nem1PraTrás

seja o primeiro a comentar
Publicado em Educação, Matérias
26abr

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Roberto Marinho comemora o Dia da Educação, em 28 de abril, reforçando o Movimento #Nem1PraTrás. Em 2021, a data será celebrada com uma série de atividades online sobre o tema, com foco em conectividade, ensino e aprendizado, trazendo uma agenda positiva, por meio da mobilização de cerca de 200 parceiros, para a construção de uma educação de qualidade para todos os brasileiros. A iniciativa de promover o Dia da Educação tem o propósito de enfrentar, apoiar e estimular as boas ações feitas Brasil afora, levando em conta as diferenças regionais, para que professores, alunos e famílias superem as dificuldades do período da forma mais eficiente possível.

Entre as atrações confirmadas, o grande destaque é o escritor americano e professor da University of Southern California, Henry Jenkins. Autor do livro “Cultura da Convergência”, da Editora Aleph – lançado há 15 anos e tão atual em tempos de conectividade que ganhará uma edição comemorativa no segundo semestre – Jenkins vai participar do debate “Educação e Mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura”, que será ao vivo, às 16h, dia 28 de abril, no YouTube do Canal Futura, com tradução simultânea. Ele estará acompanhado ainda de Tessa Jolls, uma das pioneiras em educação midiática nos EUA e CEO do Center for Media Literacy (sediada na Califórnia), e a apresentação ficará a cargo de Alexandre Sayad, pesquisador da PUC-SP que comanda a série Idade Mídia, no Futura.

Esta será a primeira ação da série de lives “Classes Abertas”, que vai reunir educadores, profissionais do campo da comunicação, cultura digital e direitos, sempre no YouTube do Canal Futura.  Já no dia 29, às 18h, para o debate “Informações e narrativas”, os convidados serão Juan Mascardi (jornalista do canal de televisão Telefe Rosário), Natália Vianna (jornalista e diretora executiva da Agência Pública) e Lilian Bacich (da Tríade Educacional, com mediação do jornalista Antônio Gois, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

No dia 30, também às 18h, Murilo Sanches (coordenador da Colmeia Educacional, focada em formar inovadores), Carla Zeltzer (CEO da FazGame, que faz uso da Educação 4.0 para o ensino da Língua Portuguesa) e Nina da Hora (aluna de Ciência da Computação pela PUC-Rio e que comanda o podcast Ogunhê, que mostra negros que encontraram soluções para a humanidade através da ciência) vão debater “O lúdico e a experiência”, com mediação da jornalista Sil Bahia, codiretora executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab, uma iniciativa de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação.

Toda programação vai ao ar no canal do Futura no YouTube

28 de abril, às 16h
Tema: Educação e Mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura 
Participantes: Henry Jenkins, Tessa Jolls e Alexandre Sayad 

29 de abril, às 18h
Tema: Informação e narrativa
Participantes: Juan Mascardi, Natália Vianna e Lilian Bacich. Mediação de Antônio Gois

30 de abril, às 18h
Tema: O lúdico e a experiência
Participantes: Murilo Sanches, Carla Zeltzer e Nina da Hora. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *