(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Panorama audiovisual

seja o primeiro a comentar
06nov

De 10 a 14 de novembro, a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab), uma das unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, vai abrir suas portas para mostrar o que o ensino integrado – médio e profissionalizante – é capaz de desenvolver. Cada um dos seis cursos da instituição – Empreendimentos, Produção Cultural e Eventos, Propaganda e Marketing, Turismo, Dança e Produção Audiovisual – vai promover atividades, oficinas e mostras. Tudo com um mesmo objetivo: trocar experiências e conhecimentos. Que o diga o curso de Produção Audiovisual. Diante de tantos avanços na formação, legislação e no desenvolvimento de tecnologias na área, o grupo de professores do curso resolveu discutir com profissionais do mercado o que já é, de fato, realidade e o que ainda é futuro.

“São tantas novidades e possibilidades que surgem na área do audiovisual que queremos promover um encontro dos especialistas com os nossos estudantes. Por exemplo, como anda o diálogo entre a TV e a web, na perspectiva da linguagem transmídia? Quais são os reflexos da nova Lei da TV Paga no dia a dia das programadoras e produtoras? Foi pensando nisso que elaboramos o programa deste ano”, avisa a coordenadora do curso de Produção Audiovisual, Alzira Carvalho.

Na terça, dia 11, o jornalista e apresentador do Canal Futura, Thiago Gomide, e a produtora de conteúdo transmídia da novela Malhação, da Rede Globo, Amanda Jordão, analisam de que forma as emissoras estão fazendo a ponte entre a programação de TV e a internet. E o diretor e fotógrafo André Horta, um dos sócios da produtora Com Domínio Filmes, aponta como as novas tecnologias eletrônicas e digitais vêm interferindo nas produções audiovisuais.

Com objetivo de ampliar o repertório estético dos estudantes e mostrar para o público as produções da ‘casa’, o Bloch AV, na quarta-feira, dia 12, pela manhã, abre espaço para a VII Mostra Interestadual do Cinema Paraibano. E, à tarde, exibe os curtas já produzidos pelos alunos do terceiro ano do curso técnico em Dança, em parceria com o curso de Produção Audiovisual.

Na quinta, dia 13, Gustavo Gindre, especialista em regulação do audiovisual da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e Talita Arruda, responsável pela área de curadoria e aquisição do Porta Curtas e do Canal Curta!, debatem os avanços e os reflexos da Lei da TV Paga no dia a dia das produtoras independentes de conteúdo nacional.

E sexta-feira, 14 de novembro, é dia de prestigiar a prata da casa. Ex-alunos do curso de produção audiovisual voltam à escola para contar e compartilhar suas aventuras e sucessos no mercado de trabalho. “Este é um momento ímpar em que há uma troca bem instigante. Nosso ex-alunos estão bem encaminhados, trabalhando em empresas e postos chaves da produção audiovisual”, frisa o professor Adriano Barbosa, um dos produtores do Bloch AV 2014.

Durante a semana, os professores Ângelo Duarte, Everaldo Rocha, Josimá Gonçalo e Waldemar Alves ministram oficinas para o público em geral. Há três módulos: fotojornalismo, fotografia e cinematografia digital.

Mais informações pelos telefones: 2334-1733 / 2334-1735

Confira a programação:

Dia 10 de novembro
– Das 9:30 às 12:30
Oficina de Fotojornalismo
Local: Sala 604
Responsável: Profº Ângelo Duarte

– Das 13:30 às 15h
Oficina de fotografia/Moda
Local: Estúdio
Responsável: Profº Waldemar Alves

Dia  11 de novembro
– Das 9:30 às 12:30
Mesa redonda – Produção de conteúdo: da TV para a web
Local: Multimídia 02
Convidados: Amanda Jordão / Malhação TV Globo  e Thiago Gomide / Canal Futura

– Das 13:30 às 15
Palestra – Como as novas tecnologias interferem nas produções audiovisuais
Local: Multimídia 01
Convidado:  Andre Horta / Diretor Com Domínio Filmes

Dia 12 de novembro
– Das 9:30 às 12:30
VII Mostra Internacional do Cinema Paraibano
Local: Cine Clube Olho na Cena

– Das 13:30 às 15h
Mostra de curtas. Curso Técnico em Dança e Ex-alunos Teatro da UniRio
Local: Cine Clube Olho na Cena

Dia 13 de novembro
– Das 9:30 às 12:30
Oficina de Cinematografia Digital
Local: Sala 604
Responsáveis: Professores Everaldo Rocha e Josimá Gonçalo

– Das 13:30 às 15h
Mesa redonda – Lei da TV Paga e seus reflexos nas produtoras e programadoras
Local: Auditório
Convidados:  Gustavo Gindre /  Ancine e Talita Arruda / Porta Curtas e Canal Curta!

Dia 14 de novembro
– Das 9:30 às 12:30
Bate-papo: Encontro com os “ex” estudantes
Local: Arena
Convidados: Camille Lago, Cristina Melo, Gilson Machado, Leandro Silveira, Matheus Queiroz, Paulo Lourenço, Rodrigo Diniz e Vitor Silveira.

– Das 13:30 às 15h
Avaliação do encontro
Local: Arena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *