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Parcerias público-privadas na escola: verdades e ilusões

4 comentários
Publicado em Matérias
23set

Por Marcus Tavares

As parcerias público-privadas em curso nas escolas municipais da Prefeitura do Rio de Janeiro contribuem para a melhoria efetiva da qualidade da educação pública no município? Em que medida e de que forma? Essas foram as duas perguntas principais que guiaram a pesquisa Parcerias com Escolas Municipais do Rio de Janeiro, promovida pelo Instituto Desiderata. O levantamento, que envolveu um conjunto de 43 escolas e 25 organizações, realizado de janeiro a agosto deste ano, traça uma radiografia de como se dá as atuais parcerias. Conteúdo indispensável de análise e de novos estudos, principalmente em tempos em que a iniciativa privada, é cada vez mais, convocada para participar da gestão pública da educação.

A pesquisa foi realizada em dois momentos. No primeiro, foram analisados 26 projetos desenvolvidos em 43 escolas. Em seguida, foram selecionadas quatro propostas para um estudo mais amplo e profundo.

Os projetos foram indicados pela Secretaria Municipal de Educação e pelas organizações sociais ligadas ao Instituto Desiderata. Os seguintes critérios foram utilizados para selecionar os projetos/escolas: tempo de implementação acima de um ano; existência de um projeto escrito, preferencialmente redigido com a escola; desenvolvimento de processos de monitoramento e avaliação; abrangência dos públicos envolvidos; e objetivos ligados a questões da escolarização formal.

Entre as principais conclusões da pesquisa, já discutidas entre pesquisadores e pesquisados, é que “boa parte das experiências identificadas ainda é incipiente e descolada das necessidades do sistema público de ensino, indicando um longo caminho a percorrer para que as parcerias público-privadas possam de fato contribuir para a melhoria da qualidade da educação no município do Rio de Janeiro”.

Confira, abaixo, os principais pontos do estudo:

– As organizações parceiras nem sempre são vistas como um parceiro da escola, mas, sim, das instâncias superiores, no caso a Secretaria Municipal de Educação e as Coordenadorias Regionais de Educação.

– Na maioria das vezes são os parceiros privados que procuram as escolas. As propostas acabam refletindo o perfil e os interesses dos financiadores. O programa que chega pronto e se mantém sob o controle dos parceiros dificilmente envolve a escola. Em 60% dos casos, analisados na primeira etapa, a escola não participou da elaboração do projeto.

– O projeto de parceria que foca em um determinado tema tem mais chance de se tornar uma referência e produzir um efeito multiplicador sobre a comunidade.

– Muitas vezes o monitoramento dos projetos se resume a uma contagem da frequência dos participantes. A avaliação, realizada pela organização executora do projeto, não é apresentada para a escola, somente para a instituição financiadora.

– Não se verificou correlação significativa entre a existência de parcerias e a melhora dos indicadores educacionais, como a Prova Brasil e o IDEB.

– Justificativas que revelam diferentes perspectivas das escolas em relação às parcerias: 1) diante da carência da rede de ensino, tudo o que for ofertado é bem-vindo; 2) a parceria pode dar visibilidade ao trabalho da escola dentro da rede municipal; 3) a parceria deve se adequar ao projeto da escola e somar esforços.

Leia na íntegra a pesquisa
http://www.desiderata.org.br/docs/pesquisa-parcerias-escolas-municipais-2009.pdf

4 thoughts on “Parcerias público-privadas na escola: verdades e ilusões

  1. É um trabalho desafiador contudo gostaria de advertir para o título dado a matéria. Quando se fala de parceria público privada, nos remetemos ao universo das PPP´s, regidas pela Lei 11.079/2004, que nada tem a ver com esse trabalho.

  2. ESTOU VIVENDO NA PELE UMA DESSAS PARCERIAS. A COM IAS(INSTITUTO AYRTON SENNA)PARA REALFABETIZAR ALUNOS DO 4º E 5º ANO.
    FIZEMOS CAPACITAÇÃO DURANTE 4 OU 5 DIAS E FOI MARAVILHOSO!
    O IAS É UM SHOW.
    ACONTECE QUE O PROJETO É PARA UM ANO.COMEÇAMOS EM MEADOS DE MAIO,MAS O MATERIAL SÓ CHEGOU EM JUNHO. QUER DIZER QUE TEREMOS MENOS DE 6 MESES PARA ALFABETIZAR.SEM CONTAR QUE ALGUNS DESSES MATERIAIS SÓ CHAGARAM EM NOSSAS MÃOS NO FINAL DE AGOSTO.
    ME SINTO EM UMA ESCOLA DENTRO DE OUTRA ESCOLA E UMA NÃO TENDO NADA A VER COM A OUTRA. ESTAMOS QUASE QUE SOZINHOS COM UM TRABALHO MUITO DIFÍCIL NAS MÃOS.

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