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Professores e gestores levam cultura e educação para a escola

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Publicado em Matérias
04dez

Por Marcus Tavares

Desde outubro, um grupo formado por gestores, professores e animadores culturais de 12 escolas do Estado do Rio de Janeiro participa de uma série de encontros semanais com o objetivo de se qualificar na interface entre cultura e educação. O curso de extensão, oferecido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem o objetivo de capacitar e atualizar os cerca de 50 profissionais das instituições que foram selecionadas para receber o projeto Núcleos de Cultura nas Escolas (NCE).

De acordo com o programa, promovido pelas secretarias de Estado de Educação e Cultura do Rio, cada núcleo de cultura contará com equipes de gestores especializados e equipamentos multimídia para estimular o empreendedorismo na área da cultura e promover o desenvolvimento de projetos nas áreas de leitura, cultura digital, linguagem audiovisual, educação ambiental, artes visuais, cênicas, música e dança.

A grade de atividades ainda prevê cursos, oficinas, projetos, dentro e fora da escola, além da formação de redes cooperativas de produção, experimentação e aprendizagem, com o propósito de consolidar a identidade das escolas como pólos de cultura e cidadania para as comunidades em que elas estão inseridas. Os espaços serão estruturados com laboratórios digitais, bibliotecas e ateliês de produção artística, com acervos de livros, filmes e CDs que formam um painel representativo da cultura brasileira e mundial.

Segundo a professora e jornalista Marcia Stein, uma das coordenadoras do curso de capacitação, o encontro semanal com os profissionais vem possibilitando a construção de uma rede de discussão e reflexão sobre as relações entre cultura e educação.

“Desta forma, queremos contribuir para reaproximar cultura e educação, conectando as escolas entre si, atraindo alunos e comunidades para as escolas e tornando essas instituições mais próximas do universo de interesses dos jovens, uma vez que teremos projetos envolvendo cultura digital, com atividades de cinema, desenvolvimento de blogs, olimpíadas de jogos eletrônicos etc”, destaca Márcia.

Márcia, que divide a coordenação do curso com a professora Cascia Frade, afirma que as aulas acontecerão até maio do próximo ano. Todo o conteúdo das aulas (confira, abaixo, o programa) será disponibilizado em versão digital nos portais das secretarias de Estado de Cultura e Educação do Rio. “Vamos também produzir uma versão impressa, bem como dar livre acesso aos vídeos e às apresentações dos palestrantes, democratizando este material tão rico para os educadores da rede pública”, finaliza.

Participam do projeto os seguintes colégios:
– C.E.Monteiro de Carvalho, Santa Teresa
– C.E.Clóvis Monteiro, Manguinhos
– C.E. Guadalajara, Duque de Caxias
– C.E. Brigadeiro Schorchdt, Taquara
– C.E. Leopoldo Fróes,  Niterói
– C.E. Oswald de Andrade, S. J. de Meriti
– C.E. Mario de Andrade, Santa Cruz
– C.E. Yonne Maria Siqueira, Nova Iguaçu
– C.E. Clodomiro Vasconcellos, Itaguaí
– I.E. Clélia Nancy, São Gonçalo
– CAIC Theóphilo de Souza Pinto, Complexo do Alemão (Nova Holanda)
– C.E. Luiz Carlos da Vila, Manguinhos

 

Conheça o programa do curso:

Módulo I – Seminários de fundamentação teórica
– Seminário 1: Cultura e Educação em diálogo
– Seminário 2: Cultura, Arte e Identidade
– Seminário 3: Conexões culturais
– Seminário 4: Gestão de Projetos Culturais na Escola

Módulo II – Cultura digital em debate
– Fórum: Cultura da convergência, novas Mídias (Web/Net; Dispositivos portáteis; Rádio digital, convergência de mídias) e redes de aprendizagem

Módulo III – Processos criativos e suas realizações (oficinas)
– Oficina 1: Literatura, Poesia, Contação de histórias e outras Linguagens e Gêneros Narrativos
– Oficina 2: Linguagem Audiovisual – Cinema e TV/animação
– Oficina 3: Artes visuais, Arte-Educação, Fotografia, Design e HQ
– Oficina especial 1: Psicanálise e Educação. Orientação Vocacional
– Oficina 4: Música – ritmos e preparação vocal, recursos da voz e da linguagem sonora
– Oficina 5: Teatro, Artes Cênicas e Cenografia
– Oficina 6: Dança, Movimento, Expressão Corporal & Artes Circenses
– Oficina Especial 2: Patrimônio Cultural e Cidadania
– Oficina Especial 3: Gastronomia

Módulo IV – Projeto supervisionado
– Oficina inicial: Planejamento, elaboração, gestão e avaliação de projetos culturais na escola
– Oficina de encerramento: apresentação dos projetos dos alunos

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