(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Programação infantil na TV Brasil

1 comentário
29jan

Um olhar atento à questão da qualidade dos programas infantis da TV pública. Esse foi o principal objetivo da pesquisa que deu origem ao livro Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil (Insular, 2012), que será lançado no dia 31, às 19 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Ceará.

A obra é resultado de uma cuidadosa pesquisa sobre a qualidade da programação infantil da TV Brasil, televisão pública gerida pela Empresa Brasileira de Comunicação. A pesquisa foi realizada pelas professoras universitárias Inês Vitorino e Andréa Pinheiro, com a contribuição dos estudantes Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho, pesquisadores do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além de um estudo bibliográfico minucioso sobre a questão da qualidade na televisão, os pesquisadores dedicaram-se à análise de 221 episódios dos 23 programas infantis exibidos pela TV Brasil entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, como Castelo Rá-Tim-Bum, Dango Balango, Vila Sésamo, TV Piá, Cocoricó, entre outros.

O monitoramento dos programas exibidos pela TV Brasil levou em conta a análise de um conjunto de aspectos formais e de conteúdo presentes nas obras audiovisuais, com base nos seguintes critérios: diversidade,  inovação/criatividade, promoção do desenvolvimento integral, promoção de modelos de conduta construtivos, estímulo à cultura nacional e à cidadania, interatividade, inocuidade, entre outros.

Segundo Inês Vitorino, a análise da qualidade dos programas exibidos na emissora pública de TV “possibilita conhecer de perto a oferta de programas para a criança e é um passo importante no sentido de inserir nas políticas públicas de comunicação essa dimensão da qualidade do que é oferecido às crianças”, comenta.

Para Andrea Pinheiro, a pesquisa contribuirá, também, para futuros estudos da área. “O modelo utilizado nas análises dos programas está inteiramente delimitado no livro, podendo ser usado em próximas pesquisas sobre a qualidade em obras audiovisuais destinados às crianças. Dentre os nossos objetivos, estava o de recomendar melhorias nos programas exibidos pela TV Brasil e propor um debate sobre a qualidade na programação infantil televisiva. Creio que conseguimos”, avalia.

Por ocasião do lançamento, os autores farão uma breve explicação da pesquisa por meio de um bate-papo com o público e exibirão trechos de alguns dos programas pesquisados.

Um comentário sobre... “Programação infantil na TV Brasil

  1. Bom…Tenho 13 anos,e desde dos 8 anos..assisto a TV Brasil por conta dos vários desenhos maravilhosos que passava,mas…agora estou perdendo bastante a vontade de assistir por conta dos novos desenhos que colocaram,como esses….

    “Olimpíadas Da Rua”, ” A Grande Viagem”, “Ernesto O Exterminador De Seres Monstruosos E Outras Porcarias”….Enfim…Esses Novos Desenhos Tirando…”Zica E Os Camaleões”, “X-Coração”, “S.O.S Fada Manu”, “Meu “Amiganhazão”, “Show Da Luna” E Peixonalta”…Em 2008,Quando Eu Assistia,Nossa Era Tão Bom,Eu Chegava Da Escola E Ia Assitir,”Anabel”, “Historietas Assombradas Para Crianças Mal-Criadas”, “Princesa Sherazzade”, “Thomas E Seus Amigos”, “Dango Balango” e “Batatinhas” nossa eu amo batatinhas…mas vocês tiraram…por favor,Coloquem de novo essedesenhos,minha irmã já chega à chorar por que não tem mais esses desenho que eu citei….Amo A TV Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.