(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Propostas criativas para o rádio ganham espaço na programação

seja o primeiro a comentar
Publicado em Matérias
04abr

A proposta, inédita, é selecionar 40 programas radiofônicos em quatro diferentes categorias: rádio-documentário, rádio-dramaturgia, programas infanto-juvenis e rádio-arte ou experimentações sonoras. Os autores dos melhores projetos receberão R$ 20 mil para produzir o conteúdo que deverá ter seis horas de duração. A programação será veiculada nas emissoras públicas do país. Este é o teor do edital do Prêmio Roquette-Pinto I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, que será lançado, oficialmente, no dia 5 de abril, na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).

Poderão participar do concurso rádios públicas, educativas, culturais, comunitárias e universitárias, devidamente registradas junto ao Ministério das Comunicações, bem como entidades culturais sem fins lucrativos, produtoras independentes e instituições de ensino públicas e privadas.

Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (Minc), Silvio Da-Rin, o edital se insere no âmbito do Programa de Estímulo ao Rádio Brasileiro – Rádio Brasil, lançado no final do ano passado pelo Minc.

O programa pretende contribuir para o desenvolvimento das emissoras públicas de radiodifusão sonora e de rádio em plataformas digitais. “É um programa que tem duas vertentes: o fomento à criação e difusão radiofônica, além da capacitação de radialistas e recuperação da memória do rádio brasileiro”, destacou Orlando Guilhon, presidente da Arpub.

De acordo com Guilhon, o projeto visa a sair um pouco da concentração do eixo Rio-São Paulo. Estamos incentivando que produtores independentes, cursos de comunicação, rádios comunitárias e públicas do Brasil inteiro possam participar e disputar esse concurso”, frisou.

Os interessados têm até o dia 14 de maio para confirmar participação.

Leia o edital na íntegra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *