(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Quando sinto que já sei

1 comentário
Publicado em Matérias
04ago

Quando sinto que já sei é o filme da semana da revistapontocom

Sob a direção de Antonio Sagrado Lovato, Raul Perez e Anderson Lima, a obra – que acaba de estrear no You Tube, reúne depoimentos de pais, estudantes, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no modelo convencional de escola – de carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos e avaliações quantitativas.

Sete projetos educacionais em sete cidades do Brasil são retratados no documentário: Âncora (Cotia – SP), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Curvelo – MG), Projeto Gente (Rio de Janeiro – RJ), Educação Científica da AASDAP (Natal – RN), Escola Livre Inkiri (Piracanga – BA), EMEF Presidente Campos Salles (São Paulo – SP) e Araribá (Ubatuba – SP). Outros três projetos foram visitados e completam o escopo da pesquisa.

O filme apresenta novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade. Entre os entrevistados estão o educador e idealizador da Escola da Ponte (Portugal) José Pacheco; o neurocientista Miguel Nicolelis; a pedagoga e idealizadora da Casa do Zezinho, Tia Dag, e o educador Tião Rocha.

As filmagens começaram em 2012 e, no ano passado, o filme arrecadou R$ 49,7 mil com a ajuda de mais de 480 pessoas em uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse. Em dezembro, uma prévia do documentário foi exibida no evento “Diálogos sobre educação”, realizado pela representação do Brasil na Unesco, em Paris (França).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *