(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Química em destaque

seja o primeiro a comentar
20jan

2011: ano internacional da química

Professores de química terão um incentivo a mais para trabalhar este ano. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o ano 2011 como o Ano Internacional da Química. O objetivo é valorizar este campo de conhecimento e chamar a atenção da sociedade para a importância da química. Além disso, pretende-se estimular o interesse dos jovens pela química, gerar entusiasmo pelo futuro criativo da química e celebrar o papel das mulheres na química. Ao longo do ano também serão revisitados os principais eventos históricos na química, inclusive os centenários do Prêmio Nobel de Marie Curie, além da fundação da Associação Internacional de Sociedades Químicas. O lançamento oficial acontecerá no dia 28 deste mês, em Paris, na França.
 
O Ano servirá para que o mundo celebre a arte e a ciência da química, assim como suas contribuições essenciais para o conhecimento, a proteção ambiental, a melhoria da saúde e o desenvolvimento econômico. No site (www.chemistry2011.org), você encontra informações sobre o evento.

Abaixo, a revistapontocom traz links interessantes de projetos desenvolvidos no Brasil já por conta do ano internacional.

Confira:

– Amarelinha  química
O Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo – Necto da Universidade estadual do Oeste do Paraná – Unioeste está organizando ações para o Ano Internacional da Química, que acontecerão no Campus de Toledo em conjunto com o Curso de Química desta universidade e, para chamar a atenção dos acadêmicos e comunidade em geral, já neste final de ano, foi criada e desenhada a “Amarelinha Química” no piso de uma das áreas mais movimentadas da universidade. As ‘casas’ do jogo são ilustradas com símbolos dos elementos químicos.

– A química perto de você
Conheça o projeto ” A Química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio”. Para esta primeira edição, foram compilados preferencialmente os experimentos que não envolvessem solventes com alta volatilidade, a necessidade de aquecimento mais efetivo e que praticamente não envolvessem a geração de resíduos, visto que o foco era gerar material para apoio à sala de aula. Baixe o arquivo.

– QuiD+ 
Site Infanto-juvenil da Sociedade Brasileira de Química

– Em síntese
Blog que apresenta uma variedade de textos, vídeos, imagens e dicas nas mais diversas áreas da química

– Tabela periódica
Uma tabela periódica dinâmica, com vídeos, fotografias, textos e informações sobre os elementos químicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.