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Publicado em Matérias
03jun

A coordenação da Escola Popular de Comunicação Crítica (Espocc) divulgou o edital para as próximas turmas. Estão sendo oferecidas 90 vagas, sendo 45 para o curso Publicidade afirmativa com ênfase em audiovisual e 45 para Publicidade afirmativa com ênfase em criação digital. As aula começam no dia 22 de julho. O curso, gratuito, é voltado para quem está cursando o Ensino Médio ou já concluiu. A seleção será composta de duas etapas: análise da ficha de inscrição e entrevista.

Faça aqui a sua inscrição.

Faça o download do edital. 

Criada em agosto de 2005 pela organização da sociedade civil Observatório de Favelas, no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, a Espocc tem o objetivo de iniciar jovens e adultos de espaços populares em conhecimentos e vivências da teoria, metodologia e linguagens da comunicação popular, visando potencializar sua ação crítica e transformadora.

A iniciativa teve como parceiros a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), o Canal Futura e diversas organizações da área de comunicação e temas afins. Em novembro de 2006, depois de um ano de curso de extensão gratuito, a Escola formou a sua primeira turma de comunicadores, nas habilitações de Audiovisual, Jornalismo e Fotografia.

Ainda durante o período letivo, os estudantes produziram para o Canal Futura a série “Crônicas Urbanas”, além do cineclube Sem Tela, que hoje é ponto de difusão digital do Ministério da Cultura na Maré. Outro desdobramento foi a participação desses jovens nas oficinas do cineasta Cacá Diegues, que resultaram no filme “5X Favela, agora por nós mesmos”. Em junho de 2007, o mesmo grupo participou do Festival Audiovisual Visões Periféricas, com produções de periferia de todo o Brasil.

A partir disso, muitos ex-alunos permaneceram mobilizados em torno de projetos de mídia do Observatório de Favelas ou de oportunidades intermediadas pela instituição, colaborando para outras iniciativas como a revista do AfroReggae, o site Viva Favela, o zine Tangolomango, o projeto Juventude Cidadã, em Nova Iguaçu, e o coletivo Entre Sem Bater, dentre muitos outros.

Em 2008 novas turmas se iniciaram em Nova Iguaçu, em parceria com a Prefeitura. No ano de 2010, três turmas se formaram em Vitória/ES, numa parceria do Observatório com o governo local. Em 2011 a Espocc se reorganiza a partir de objetivos ambiciosos: estabilizar seu funcionamento, ampliar seus cursos e fomentar uma rede colaborativa de comunicação de interesse popular na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A partir de 2012, a Espocc passa a contar com o patrocínio da Petrobras e apresenta o primeiro curso de Publicidade Afirmativa do Brasil. São 90 jovens de vários lugares do Rio de Janeiro, aprendendo, criando e trocando conhecimentos nas habilitações de Audiovisual e Cultura Digital. Um encontro que reúne comunicadores populares, universidades e profissionais de grandes agências.

A Espocc oferece a jovens e adultos moradores de espaços populares do Rio de Janeiro, acesso a diferentes conceitos, linguagens e técnicas na área em Publicidade Afirmativa – aquela que não visa o lucro ou a promoção de uma marca com fins estritamente comerciais, mas que promove valores de sociabilidade, a cultura e o empreendedorismo comunitário e socioambiental.

Quem pode estudar
Moradores de espaços populares (2/3 das vagas) ou de outros territórios da região metropolitana do Rio de Janeiro e estudantes do ensino médio ou universidades com conhecimentos básicos em informática.

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