(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Vote na sua música digital preferida

seja o primeiro a comentar
Publicado em Matérias
04out

Com a popularização da internet e da tecnologia digital ao longo das últimas duas décadas, o modo de fazer, produzir e consumir música passou – e ainda está passando – por uma verdadeira revolução que tem provocado profundas mudanças no mercado fonográfico mundial. Hoje, a grande maioria dos artistas, produtores, fãs e, finalmente, as gravadoras, estão se adaptando – em maior ou menor grau – à nova realidade da era digital e às novas tendências e fórmulas de difusão da música em geral.

Se no início desta nova era da música a indústria fonográfica foi pega de surpresa pelo surgimento da pirataria virtual, com a conseqüente e exponencial queda na venda de discos, hoje o mercado musical vem dando bons sinais de uma (ainda tímida, porém potencialmente gigantesca) recuperação que vem, justamente, do universo virtual.

A cada dia que passa os LPs, K7s e CDs, que outrora reinavam em nossas estantes, estão dando lugar aos novos formatos digitais, cada vez mais comuns entre os bilhões de consumidores de música ao redor do mundo. Expressões como download, MP3, truetones, ringtones, iPod, iTunes, MP3 Player, fulltrack, fullvideo, shortvideo, Bluetooth, entre outras, já são usadas correntemente pela imprensa mundial e entre pessoas de praticamente todas as classes e grupos sociais ao redor do globo.

Diante desta nova realidade e atento às mudanças do mercado, o produtor musical Marco Mazzola resolveu criar o primeiro prêmio de Música Digital. O objetivo é estimular, valorizar e reconhecer este novo segmento no Brasil. E incentivar – e tentar conscientizar – o publico e fãs em geral a consumirem legalmente o conteúdo digital de seus artistas preferidos, no lugar da opção pela pirataria virtual que não remunera artistas, compositores, músicos e produtores.

O prêmio envolve três categorias: Vendas (as gravadoras, bandas e artistas independentes fornecerão seus dados de comercialização virtual, que passarão por uma auditoria que definirá as músicas vencedoras nas 10 categorias do prêmio, divididas por gêneros musicais); Voto Popular (conselho, formado por jornalistas especializados e representantes de cada canal de distribuição participante escolherá, sob os critérios de presença e engajamento nos meios digitais, cinco músicas que irão a voto popular em três categorias – artista do ano; música do ano; e artista revelação); e Reconhecimento Digital (divididos em duas categorias: marca mais engajada digitalmente, que vai destacar a empresa que mais apoiou a música digital no ano; e artista mais engajado digitalmente, que vai premiar o artista que mais marcou presença nos meios digitais com iniciativas que visam promover a legalidade e a venda de conteúdos digitais).

A votação para a categoria voto popular está aberta.

Mais informações no site oficial do projetodo prêmio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.