(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Caros leitores,

Há três anos, em uma de nossas reuniões semanais, Eduardo Monteiro, especialista em midiaeducação, trouxe a ideia de publicarmos uma revista eletrônica sobre o tema ou como diz o professor Ismar Soares, da Universidade de São Paulo (USP), educomunicação.

Não me lembro de alguém da equipe do planetapontocom se posicionar contra uma proposta nova ou desdenhar do sonho de um colega. Acho que foi por isso que logo estávamos envolvidos e discutindo formato, conteúdo, periodicidade, plataforma e milhares de outros detalhes. A única questão sem resposta era: quem faria a revista? Quem seria responsável pela pauta, por cobrar de cada planetário (como nos autonomeamos) seu artigo, crônica, entrevista… Enfim, quem seria o editor?

A revistapontocom estreou sob a edição da jornalista Ana Lagôa, que fez um belíssimo trabalho de concretizar o que parecia um sonho impossível. Foi dela a iniciativa de construir um modelo e uma forma de produção mensal de conteúdo, que até hoje nos orienta. Menos de um ano depois, Ana Lagôa assumiu a direção de jornalismo do canal Futura. A revista passou a ser editada pelo jornalista Marcus Tavares, que transformou a revista numa publicação semanal, introduzindo novas narrativas e recriando o formato. Resultado que nos enche de orgulho e revela suas qualidades, como profissional e sua dimensão humana.

Como diz Marcus, “Nesses três anos, a revistapontocom promoveu e reafirmou a importância da discussão do papel da mídia na vida da sociedade e, especialmente, no cotidiano escolar. Trouxe à tona reflexões, tendências e experiências, estabelecendo-se como um canal entre pais, responsáveis, pesquisadores, professores e profissionais da mídia. Mas o que fizemos ainda é muito pouco frente à necessidade do debate. Por isso, acabamos de reformular o site, com mais informação, num ambiente simples, objetivo e rápido. Queremos ampliar também a participação dos leitores, seja na sugestão de pautas, na publicação de artigos ou no envio de vídeos pertinentes à área de nossa atuação. Experiências das escolas também são bem-vindas e para isso contamos com uma área específica, a Escola em Ação”.

Graças ao designer e programador Phillip Cardoso, que desdenha do impossível e se supera a cada demanda nas áreas de criação, tecnologia e internet, e à energia positiva do grupo do planetapontocom (Joyce Prado, Liane Boente, Marinete D’Angelo, Paulo Gontijo, Tânia Campos, Tiago Dardeau, Valéria Fagundes e Winston Sacramento), movido a desafios, hoje a revistapontocom inaugura, com uma série de inovações, seu terceiro ano de existência.

Tudo isso foi feito com o estímulo e sugestões dos inúmeros comentários e postagens que nos levam a perseguir o ótimo. Tudo isso é feito, principalmente, por cada um de vocês, nossos leitores navegantes. Tudo isso se justifica pela crença na importância da midiaeducação, para a melhoria e adequação da escola ao universo em constante mutação das linguagens, dos meios e seus impactos nos indivíduos e nas sociedades.

Muito obrigada e boa leitura.

Silvana Gontijo

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

×

Fala Jovem

open all posts

Fala Jovem

Fala Jovem

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem