Arquitetura sustentável: o que é, para que serve e como se faz?

Por Alessandra Barassi Arquiteta, com mestrado em Projeto e Construção Sustentável e profissional acreditada LEED. Do portal WWF Brasil O significado da palavra “sustentabilidade” ainda não está muito claro no inconsciente coletivo. Então, para não complicar muito, aí vai a explicação clássica: sustentabilidade = pessoas, planeta e viabilidade econômica! Ao falarmos de arquitetura sustentável, estamos […]

Read More »

Os filhos do quarto!

Por Cassiana Modolo Tardivo Psicopedagoga Artigo originalmente publicado no blog do Colégio Americano Batista Estou para escrever desde o dia que me peguei chorando por aquele garoto de 13 anos em São Vicente que por uma brincadeira, veio a falecer (lembre o caso aqui). Não sejamos exageradas para dizer que só agora com advento da […]

Read More »

A lição das ocupações de escolas

Por Alexandre Marini Sociólogo e professor Lá atrás, Immanuel Kant (1724-1804) dizia que a sociedade era mantida autoritariamente num estado a que chamou de “menoridade”, ou seja, a incapacidade de servir ao seu próprio entendimento, de pensar e agir a partir de sua própria análise crítica. Em outras palavras, era como se a sociedade não […]

Read More »

Leitor de quê? Leitor para quê?

Por Christine Castilho Fontelles Cientista social formada pela PUC/SP com MBA em marketing pela FIA/FEA/USP. Consultora de Educação no Instituto Ecofuturo, organização da qual foi co-idealizadora e onde criou e dirigiu o Programa Ler é Preciso por 15 anos.  Nas paredes das “cuevas” em Walichu, na costa do Lago Argentino em El Calafate, região da Patagônia, […]

Read More »

Opinião: Dia do professor

Por Daniel Cara UOL Educação O dia 15 de outubro de 2016, Dia do Professor, começa com gosto amargo, considerando a tramitação do programa “Escola Sem Partido” (PL 7.180/2014), da medida provisória do Ensino Médio (MP 746) e da PEC das Desigualdades (PEC 241/2016 ou PEC do Teto) no Congresso Nacional. O projeto de lei […]

Read More »

Arte e percepção de mundo

Em tempos de discussão da reforma do Ensino Médio, interessante ler o artigo abaixo, escrito por Camille Paglia, sobre o impacto do ensino da arte (ou da falta dele) na percepção do mundo. Texto publicado pelo site Fronteiras do Pensamento. “A arte é o casamento do ideal e do real. Fazer arte é um ramo […]

Read More »

‘Pokemon Go’ não é para criança

Por Rosely Sayão Psicóloga e consultora em educação Artigo publicado pela Folha de S. Paulo Muitos pais se afetam tanto com os caprichos dos filhos. O capricho atual é jogar “Pokemon Go”. Então vamos enfrentar a fera, já que inúmeros pais querem saber se deixam o filho ter o jogo, qual a idade para começar, […]

Read More »

Nova rede social

Da BBC Brasil Há 12 anos, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten ficou famoso no Brasil ao emprestar seu nome para o site que popularizou no país o conceito de mídia social. Agora, ele está de volta com uma nova – e ambiciosa – empreitada na área: a rede social Hello, que chega ao Brasil em […]

Read More »

Abuso e exploração sexual

Por Raquel Gutierrez de Azevedo Advogada, graduada em Direito, Pós-Graduanda em Direito Civil e Direito Processual Civil Integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo Artigo originalmente publicado no site da Rebrinc Costumamos mencionar a antiga história da Chapeuzinho Vermelho ao alertar crianças sobre os perigos oferecidos por estranhos, especialmente em se tratando de meninas solitárias. […]

Read More »

Criança não trabalha

Por Laís Fontenelle Psicóloga. Autora do Blog Infância de Clarice   “Lápis, caderno, chiclete, pião Sol, bicicleta, skate, calção Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão Bola, pelúcia, merenda, crayon Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão Giz, merthiolate, band-aid, sabão Tênis, cadarço, […]

Read More »

Para quem e para quê?

Por Diana Díaz-Soto Diretora do Señal Colombia. Coordena o projeto de comunicação cultural e infância para a área de comunicações do Ministério de Cultura da Colômbia.  Artigo publicado originalmente no site ComKids Em uma oficina sobre recomendações de qualidade para conteúdos infantis que realizamos com um grupo de estudantes de animação 3D e design para […]

Read More »

Cinema Novo aclamado em Cannes

Por Antônio Brasil Professor de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina Artigo originalmente publicado no site do Observatório da Imprensa O documentário brasileiro Cinema Novo, de Eryk Rocha, conseguiu o que muitos consideravam impossível: ganhar o premio L’Oeil D’Or (ou Olho de Ouro) em uma premiação paralela à Palma de Ouro, no Festival de […]

Read More »

Por que os sábios vivem mais?

Do El País Por Maria Talavera O que têm em comum Michelangelo, Verdi e Picasso? Não é apenas a genialidade que os une. Os três viveram muitos anos e estiveram criando até o final de suas vidas. Michelangelo, já em sua nona década, projetou a cúpula da basílica de São Pedro. Verdi, aos 80, compôs […]

Read More »

Infância selvagem

Por Maria Isabel Amando de Barros Engenheira florestal e mestre em Conservação de Ecossistemas. Trabalha com educação e conservação da natureza.  Uma das mais famosas citações sobre o valor do mundo natural vem de Henry Thoreau, poeta, filósofo e naturalista que ajudou a forjar a forma como entendemos hoje a necessidade de conservar a natureza: In […]

Read More »

Política e crianças

Por Maria Alice Setubal Socióloga e educadora. Doutora em psicologia da educação. A crise política vivenciada pelo Brasil tem se mostrado repleta de radicalismos e polarizações, abordados por inúmeros artigos e reportagens na mídia. A gravidade da intolerância e das discriminações, assim como da incapacidade de ouvir o outro, são evidentes não apenas dentro do Congresso, […]

Read More »

Cinema e educação – parte 3

Por Raquel Pacheco Dra. em Ciências da Comunicação. Autora do livro “Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo Numa Escola Dita Problemática” (Livros Horizontes, 2009). Coordena o projeto e o blog de cinema e educação Media e Literacia. Participa do projeto Dream Teens – FMH.  Membro do Interdisciplinary Centre of Social Sciences (CICS-NOVA). Há mais de […]

Read More »

Saturação da informação

Por Lucio Carvalho Autor de Inclusão em Pauta (Ed. do Autor/KDP), A Aposta (Ed. Movimento) e do blog Em Meia Palavra . Editor da Inclusive – Inclusão e Cidadania. Texto publicado originalmente no Observatório da Imprensa Como qualquer um entre os quase cem milhões de brasileiros usuários de redes sociais, oscilo diariamente entre o desejo de abandonar […]

Read More »

De boa com a Páscoa

Texto do Movimento Infância Livre do Consumismo – MILC Depois de três anos fazendo críticas contundentes à maneira como a páscoa foi apropriada pelo mercado, agora em 2016, as mães (e pais) do Movimento Infância Livre do Consumismo (Milc) resolveram retomar o que é nosso por direito. Para cada família, a páscoa tem um significado […]

Read More »